ISI-ER se associa à ABSOLAR, principal entidade representativa da indústria de energia solar fotovoltaica no Brasil

7/10/2021   12h45

ISI-ER foi oficialmente filiado à Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR)

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade, foi oficialmente filiado nesta quarta-feira (06) à Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), principal entidade representativa do setor no país.

A ABSOLAR foi fundada em 2013 e reúne empresas e instituições de toda a cadeia de valor do setor solar fotovoltaico (FV) com operações no Brasil. “Para o Instituto, integrar esse grupo significa fazer parte de uma cadeia forte e que a cada dia se expande mais em participação na matriz elétrica brasileira, em níveis de investimentos e empregos. É um posicionamento estratégico que fortalece ainda mais nossa atuação como centro de referência do SENAI para o setor no país”, diz Rodrigo Mello, diretor do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

Ele observa que entre as frentes de atuação do ISI diretamente relacionadas à competitividade dessa indústria está o mapeamento do potencial de geração de energia solar fotovoltaica em possíveis novas áreas de investimentos no Rio Grande do Norte – atualmente 16º estado em potência instalada para geração desse tipo de energia no Brasil e 6º no ranking da região Nordeste.

O trabalho é parte do projeto de execução do Atlas Eólico e Solar do estado, encomendado pelo governo. O mapeamento inclui os municípios de Pau dos Ferros, Mossoró, Santa Cruz, Nova Cruz, Natal, Lajes e a Estação Experimental de Terras Secas, na divisa dos municípios de Pedro Avelino, Galinhos, Jandaíra e Guamaré.

A instalação das estações de medição do potencial solar foi concluída em junho para início da coleta dos dados e a expectativa é que os primeiros resultados sejam divulgados em 2022.

Serviços

Dentro do Laboratório de Energia Solar em operação no Instituto, em Natal, outros serviços nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento estão a todo vapor.  A lista inclui calibrações e ensaios em módulos fotovoltaicos e inversores fotovoltaicos, que avaliam o funcionamento desses equipamentos – chaves para a geração de energia solar.

Além disso, o portfólio de serviços inclui consultorias em áreas como dimensionamento de sistemas, estudo de viabilidade técnica e econômica, análise de propostas e auxílio em processos licitatórios para instalação de sistemas, campanha de mediação solarimétrica para cadastramento de empreendimentos junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), operação e manutenção de estações solarimétricas e elaboração de análise de controle de qualidade de dados.

Na área de pesquisa, estudos sobre a eficiência e vida útil de equipamentos para implantação de usinas de grande porte no País estão no centro da atuação do Instituto neste momento.

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis opera desde 2018 no Rio Grande do Norte e foi oficialmente inaugurado em 15 de junho de 2021 com a conclusão das instalações físicas e o funcionamento pleno dos laboratórios. Ele está inserido na Rede de 26 Institutos SENAI de Inovação, a maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação criada no Brasil para atender as demandas da indústria nacional.

A ABSOLAR é uma das 10 instituições que compõem atualmente o Comitê Técnico Consultivo do Instituto, o fórum central de discussões sobre estratégias, projetos e rumos do ISI-ER. A adesão à Associação consolida a presença do ISI – , também parte da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) – junto às principais representações da indústria de energias renováveis no país.