Juros altos são o principal problema da indústria da construção

3/11/2022   10h18

 

Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a taxa de juros elevada passou a ocupar o primeiro lugar no ranking dos principais problemas da indústria da construção no terceiro trimestre de 2022. A falta ou o alto custo de matéria-prima saiu do primeiro e passou para o terceiro lugar, após oito trimestres na liderança dos principais problemas. A elevada carga tributária aparece em segundo lugar.

 

Os índices de satisfação com a margem de lucro e de condições financeiras tiveram alta de 2,5 pontos e 0,9 ponto, respectivamente, na comparação do terceiro com o segundo trimestre de 2022. Apesar do aumento dos índices, os resultados ainda estão abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que indica insatisfação do empresário frente a essas questões.

 

O índice de facilidade de acesso ao crédito aumentou 1,4 ponto, passando de 38,7 pontos para 40,1 pontos no período. Embora tenha havido aumento, o resultado para o trimestre encontra-se abaixo dos 50 pontos, indicando insatisfação com as condições de acesso ao crédito.

Fiern

Indicador de confiança do empresário da construção permanece em patamar elevado

 

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção apresentou queda de 2,6 pontos, passando para 60,1 pontos. A menor confiança é reflexo, principalmente, de uma maior moderação das expectativas dos empresários com relação aos próximos seis meses. Apesar de menos intensa, a confiança do empresário da construção permanece em patamar elevado (60 pontos) e superior a sua média histórica de 54 pontos.

Fiern

Sim, nós somos multimídia!

 

Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

 

Agência de Notícias da Indústria