MAIS RN, da FIERN, e IBGE realizam 1º Seminário Potiguar de Monitoramento de Indicadores Econômicos

19/12/2022   11h12

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) sedia, na próxima quarta-feira (21), o 1º Seminário Potiguar de Monitoramento de Indicadores Econômicos. Realizado pelo MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico da FIERN, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o evento vai reunir entidades produtivas, de pesquisa e da sociedade civil para discutir o trabalho com dados econômicos estratégicos do estado.

O seminário acontece no auditório Joaquim Vitor de Hollanda, no 7º andar da Casa da Indústria, sede da Federação, com a presença do diretor do MAIS RN, Marcelo Rosado, de secretários estaduais, representantes de entidades do setor produtivo e de instituições acadêmicas.

A programação será aberta às 8h30, com uma mesa composta pelo coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, pelo coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas do IBGE, Flávio Magheli, e pelo superintendente regional do Banco do Nordeste, Thiago Dantas.

O Seminário segue com as mesas “Indicadores municipais e conjunturais do IBGE e sua importância para o desenvolvimento do estado” e “Iniciativas Inovadoras de monitoramento de indicadores econômicos no RN”.

Ainda no encontro, será lançada a primeira edição da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Rio Grande do Norte. Realizada pelo IBGE, a pesquisa serve como base para indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real da indústria.

Para o coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, “o seminário é a oportunidade para que, cada vez mais, possamos discutir a fonte, a qualidade e a devolução das informações à sociedade”.

“O MAIS RN oferece ao estado a captura e o processamento de informações para serem devolvidas à sociedade em ponto de uso. Quanto maior o volume e a qualidade dessas informações, mais diversificados e focados serão os indicadores da realidade socioeconômica, política e ambiental do estado. Com isso, podemos processar melhor e ter melhores produtos”, explica Marinho.

8h30 — Abertura

9h — Indicadores municipais e conjunturais do IBGE e sua importância para o desenvolvimento do estado

10h30 — Iniciativas Inovadoras de monitoramento de indicadores econômicos no RN.

1° Seminário Potiguar de Monitoramento de Indicadores Econômicos

Data: 21/12 | 8h

Local: Auditório Joaquim Vitor de Hollanda (7º andar da Casa da Indústria)