MAIS RN passa a integrar Observatório Nacional da Indústria da CNI

20/03/2023   17h37

Com oito anos de existência, o MAIS RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), passa a integrar oficialmente o Observatório Nacional da Indústria, que faz parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A oficialização no ingresso na rede de Observatórios da CNI ocorreu, nesta segunda-feira (20), durante uma reunião virtual com a presença de membros da diretoria da FIERN, representantes da CNI e da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). Com isso, o MAIS RN passa a se chamar Observatório da Indústria MAIS RN.

O Observatório é uma base de dados que reúne as principais informações sobre economia, mercado de trabalho, educação, saúde, além de acompanhar, monitorar e avaliar programas e ações voltados para a indústria brasileira. O espaço é dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva e terá o papel de subsidiar as indústrias a analisarem dados para tomada de decisões estratégicas. A FIEP foi uma das primeiras a ingressar no Observatório.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, lembrou que o MAIS RN foi criado para ser um instrumento de contribuição para as pessoas, para o estado e para a Federação. “Era este o pensamento quando demos os primeiros passos”, disse. Ele ressaltou a importância de se aproveitar a quantidade e qualidade das informações que a FIERN dispõe, por meio do Mais RN, e as demais federações e como será trabalhado isso nos observatórios.

O presidente Amaro Sales parabenizou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, pela rede de observatórios. “Ele é um grande apoiador do projeto e merece ser parabenizado pela iniciativa”, disse. E ressaltou que, até outubro deste ano, dentro da programação dos 70 anos da Federação, vai acontecer a inauguração do Observatório da Indústria MAIS RN, na FIERN, já integrado a essa rede nacional da CNI. “Vamos entregar à sociedade essa janela de observação com temas muito interessantes”, concluiu.

Para o diretor 1º secretário, Heyder Dantas, a participação da Federação no Observatório vem reforçar o trabalho desenvolvido desde 2014, com a criação do núcleo. “Esse trabalho será ampliado com informações nacionais. É um ganho espetacular para a FIERN e para o estado”, afirmou.

Já o diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, ressaltou a importância do Observatório apresentar também dados relacionados à educação e, dessa forma, dar oportunidade para entender um pouco quais os recursos são investidos nesse setor. “De tudo o que envolve a área educacional com relação a temática de inovação e como estão as instituições de ensino investindo em pesquisa aplicada”, disse.

Ainda segundo ele, que é presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação (COINCITEC/FIERN), os dados que serão evidenciados com o ingresso no observatório vão dar maior base de informações para a área de inovação da Federação e também para Comissão. “Teremos acesso a dados sobre o que tem sido investido na educação da graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, das patentes”, exemplificou.

Coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, ressaltou o “momento histórico” vivenciado com a entrada no Observatório. “Os observatórios são ferramentas que fazem com que possamos trabalhar e achar indicadores, informações e dados, de forma sistematizada, que são importantes para o processo de decisão. Há todo um nível de informação trabalhada de técnica, cuidadosa e profissional”, comentou.

O gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, recordou que, desde 2014, além da criação do núcleo estratégico da FIERN, A CNI desenvolveu um projeto em paralelo com outras federações, notadamente Paraná, Santa Catarina e Ceará intitulado Observatório da Indústria. “Esse projeto do Observatório é voltado para otimizar o trabalho de dados e análise estatística com direcionamento para planejamento estratégico e suporte na tomada de decisão”, explicou.

Pedro explica que, com a união do MAIS RN e o projeto nacional do observatório, é possível consolidar um setor voltado para inteligência estratégia com suporte nacional da CNI. “A ideia é que o que já era feito pelo MAIS RN vai ganhar suporte de novas ferramentas, tecnologias e metodologias ainda mais avançadas para análise de dados, de cenários e planejamento estratégico”, frisou.

O gerente técnico de pesquisa e inovação do Observatório Nacional, Márcio Guerra, enalteceu o trabalho já desenvolvido pela Federação. “O RN tem uma história no que se refere à inteligência baseada em dados”, disse.

Participaram também da reunião o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; Gláucio Ferreira, superintendente Corporativo da FIERN; Ellen Cruz, que é assessora gerente do Observatório Nacional da Indústria, Marcelo Bispo, e responsável pela interlocução do Observatório; Sidarta Ruthes, gerente de Prospectiva & Inteligência na Observatório da FIEP, e integrantes da equipe do MAIS RN.