MEI é o principal espaço de diálogo entre a indústria e o governo sobre inovação

28/11/2022   11h22

Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) completa, em 2023, 15 anos de vida. Coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o grupo reúne cerca de 500 empresas e lideranças de todo o Brasil para discutir e propor ações na área de ciência, tecnologia e inovação. Um dos grandes objetivos da MEI é fortalecer o ecossistema de inovação do país.

“Temos feito um esforço especial para ampliar o número de participantes das diversas regiões do país na Mobilização Empresarial pela Inovação. A ideia é que o movimento tenha ainda mais representatividade e expresse toda a riqueza e a pluralidade da indústria nacional e do Brasil”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

O encontro do Comitê de Líderes da MEI foi realizado na sexta (25), no SENAI Cimatec, em Salvador. O presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) Ricardo Alban participou da abertura dando boas vindas aos executivos.

O resultado desse esforço é a adesão à MEI de 45 empresas ao longo deste ano. Entre elas, há companhias de Ceará, Pernambuco, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

15 anos de articulação

O presidente do Conselho de Administração da Ultrapar Pedro Wongtschowski fez um histórico de atuação dos 15 anos da MEI. Ele lembrou que a atuação da MEI resultou na criação da Embrapii, uma agência de fomento e investimento em inovação. Destacou também a criação, pela CNI e SENAI, da rede dos 26 Institutos SENAI de Inovação e dos 60 Institutos SENAI de Tecnologia espalhados por todas as regiões do país.

“Além do Executivo, a MEI desenvolveu relacionamento construtivo e de parceria com o Congresso Nacional e estreitou a aliança com a comunidade de C&T e com suas entidades representativas”, comentou Wongtschowski.

Para o futuro, há desafios importantes, ressalta o executivo. Wongtschowski defende que empresários e governo concentrem suas atenções e invistam em segurança sanitária, alimentar, energética, climática e de defesa. “Para isso, precisamos de progresso na educação, da pesquisa científica e tecnológica, P&D, ecossistemas de inovação, capacitação empresarial e qualificação dos trabalhadores”.

Pela manhã, outros temas importantes foram debatidos em painéis e pronunciamentos:

Política de CT&I: principal estratégia para o futuro da indústria brasileira

Moderador: Luciano Coutinho, professor da Unicamp
>> Franklin Madruga Luzes Junior, vice-presidente de inovação, transformação e novos negócios da Microsoft do Brasil
>> Marco Antonio Branquinho Junior, diretor-presidente da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira
>> Luís Carlos Affonso, vice-presidente de engenharia, tecnologia e estratégia corporativa da Embraer

Ecoinovação: a agenda da Indústria Brasileira

Moderador: Bernardo Gradin, presidente da GranBio Investimentos
>> Horácio Piva, membro do conselho de administração da Klabin
>> Pedro Luiz Barreiros Passos, co fundador e co presidente do conselho de administração da Natura
>> André Clark Juliano, vice-presidente sênior da Siemens Energy para América Latina e vice-presidente da Siemens Energy Brasil
>> Antônio Carlos Lacerda, vice-presidente sênior da BASF para América do Sul

Inovação Aberta para acelerar a competitividade da indústria

> Uzi Scheffer, CEO do SOSA
>> Sérgio Almeida, secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações

Assinatura de acordos na MEI

1. ACORDO DE COOPERAÇÃO CNI – CEPAL
O acordo quer estabelecer as bases para uma ação conjunta visando à promoção e à disseminação da ciência, da sustentabilidade, da tecnologia e da inovação no Brasil e em outros países da América Latina e do Caribe.

2. ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA CNI – CNPq
O acordo vai promover ações conjuntas no apoio à execução das futuras edições do Prêmio Nacional de Inovação (PNI). Principalmente, cooperar para nova categoria, pesquisador inovador, que será lançada na 8ª edição do PNI.

3. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CNI – SOSA
O contrato de prestação de serviços de inovação aberta com o SOSA, no âmbito do convênio com o Sebrae nº 44/2022, propõe mobilizar e ampliar o acesso de pequenas, médias e grandes empresas à ecossistemas internacionais de inovação de referência e a programas de inovação aberta.

4. MEMORANDO DE ENTENDIMENTO SENAI NACIONAL – SIEMENS DO BRASIL
O Memorando tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de ações para a formação de profissionais capazes de atender às demandas das empresas nas áreas de transformação digital e de sustentabilidade. A parceria prevê o apoio à busca de soluções tecnológicas para o aumento da competitividade da indústria brasileira, como treinamentos, fóruns de discussão e de troca de informações sobre tendências em tecnologias. O acordo estabelece, ainda, a aplicação dessas tecnologias nos laboratórios SENAI e em projetos desenvolvidos pelos Institutos SENAI de Inovação.

5. MEMORANDO DE ENTENDIMENTO EMBRAPII – BUSINESS FINLAND
O Memorando quer implementar ações conjuntas em favor da competitividade e da inserção internacional das empresas brasileiras e finlandesas. A iniciativa é fruto das visitas do Programa de Imersão em Ecossistemas da Inovação realizada pela MEI.