Missa em homenagem à padroeira de Natal é celebrada por Dom João Cardoso na Casa da Indústria

16/10/2023   14h36

Uma missa em homenagem à padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, celebrada pelo novo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, marcou o início da manhã dessa segunda-feira (16) na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, em Natal. A visita à FIERN está incluída na peregrinação com a imagem, que antecede os festejos da 269ª Festa da Padroeira, no período de 11 a 21 de novembro deste ano, promovida pela Arquidiocese de Natal.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, juntamente com o diretor-secretário, Heyder Dantas, gestores e colaboradores do Sistema FIERN participaram da celebração. Antes da missa, foi realizada a ‘acolhida’ da Santa, momento solene de chegada da imagem ao local escolhido para peregrinação.

“São 12 anos que estamos à frente da federação e receber mais uma vez Nossa Senhora, aqui, na Casa da Indústria, é sempre uma alegria. Essa presença marca essa relação que o setor produtivo do estado tem com a igreja, independente do credo, mas sempre da presença de Deus. Aproximamos as empresas e a Igreja neste ato de fé”, diz Amaro Sales.

Amaro Sales fez um discurso em tom de despedida e ao mesmo tempo de renovação. Agradeceu a todos e a Deus pelos anos à frente da FIERN e pelo apoio que recebeu, principalmente nos momentos difíceis de tomada de decisões. “É importante essa aproximação com Deus. São muito os desafios do mundo empresarial, pois cada emprego gerado muda a vida das pessoas”, reforça Amaro Sales.

Ao celebrar a missa, o arcebispo Dom João Cardoso levou a mensagem de fé e concordou com o que falou o presidente Amaro. “Diz bem o presidente da FIERN ao falar da importância de aproximar a Igreja do setor produtivo, e também do quão importante é a geração de emprego para as famílias”, destaca Dom Cardoso.

Ele deu ênfase também às comemorações em homenagem à Nossa Senhora da Apresentação. “São 270 anos de fé e tradição. Celebrar estes 270 anos é retomar esta tradição que acompanha a fé de que ‘Aonde esta imagem chegar nenhuma desgraça acontecerá’. Devemos nos colocar abertos aos sinais de Deus e viver um caminho de profunda devoção e comunhão com Deus”, celebra o arcebispo.

Também participaram da missa, os diretores Heyder Dantas, Francisco de Assis, Airton Torres; o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; o superintendente corporativo Gláucio Vanderley, o diretor Operacional do SENAI-RN, Emerson Batista; o chefe de gabinete da Presidência da FIERN, Helder Maranhão.

História da Padroeira de Natal
Conforme conta a tradição, na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra.

Quando abriram, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo. Dentro do caixote, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: “Aonde esta imagem aportar, nenhuma desgraça acontecerá”.

A descoberta da Santa foi comunicada às autoridades eclesiásticas e como o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada padroeira da cidade do Natal.

Texto e fotos: Jô Lopes
dição: Sara Vasconcelos