Mudanças climáticas é tema de debate com uso de tecnologias educacionais na SESI Escola Mossoró

26/05/2023   10h03

 

 

Compreender os fenômenos da natureza e suas tecnologias no dia a dia se faz cada vez mais importante. Diante disso, como ação de aprendizado, a SESI Escola Mossoró realiza debate onde alunos da 2ª série Ensino Médio aprendem os fenômenos climáticos e unificam a teoria com a prática, desenvolvendo assim as múltiplas habilidades e competências em Ciências da Natureza. Além disso, usa ferramentas tecnológicas educacionais, como o LabDisc, dispositivo que funcionam como laboratório móvel da disciplina.

 

“Realizamos uma prévia discussão sobre as mudanças climáticas para inspirar os alunos a pensar sobre os impactos causado ao mundo e à sociedade de forma geral e também para colocá-los no clima da discussão. Um debate sobre o aquecimento global pode ser extremamente importante para os alunos do Ensino Médio por várias razões”, explica o professor e mestre em Química, Vasco Lima, da SESI Escola Mossoró.

 

Entre as razões, acrescenta o professor, está o fato de que o debate “conscientiza sobre a crise climática, desenvolve habilidades de pensamento crítico, pesquisa e comunicação, além de fazê-los interagir mais uns com os outros em prol de um trabalho em equipe para usar de dados científicos e argumentação na defesa de um ponto de vista”.

 

Junto com a teoria e o debate na compreensão do fenômeno e sua importância para o mundo e para a sociedade, o professor e mestre em Física, Leonardo da Silva Garcia, usa também de ferramentas tecnológicas do labdisc – o laboratório portátil -, e de materiais de baixo custo para que os alunos confeccionassem as próprias estufas e fizessem suas medições.

 

“Aqui colocamos o aluno como protagonistas em seu processo de ensino-aprendizagem, eles colocam a mão na massa e realizam os experimentos e medições. Após a confecção das estufas os alunos utilizaram dos sensores de temperatura do labdisc e aferiram as temperaturas para que pudessem acompanhar o funcionamento das estufas e posteriormente analisassem seu comportamento gráfico”, detalha o professor da SESI Escola Mossoró.

 

“Esses são exemplos de que, com a educação tecnológica que a SESI Escola RN oferece, os alunos conseguem desenvolver a iniciação científica com mais facilidade”, destaca Leonardo.