Mundo SENAI apresenta oportunidades em qualificação profissional e atrai mais de 2 mil pessoas em Mossoró

10/11/2022   18h41

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) abriu as portas da unidade em Mossoró para toda a sociedade. Nesta quinta-feira (10), foi dia de conhecer as possibilidades da qualificação profissional ofertadas pela instituição, dentro da programação do Mundo SENAI. O evento reuniu mais de 2 mil pessoas em Mossoró, que recebeu as ações de todas as unidades do SENAI no estado.

O diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, deu o pontapé inicial falando sobre a importância da capacitação profissional para conseguir uma boa posição no mercado de trabalho.

“O Mundo SENAI é um momento durante o ano em que a gente mostra à sociedade que a qualificação profissional não é coisa de outro mundo. Hoje, é muito comum a gente chegar nas empresas de diversas áreas e saber que existem vagas disponíveis e existe uma necessidade de pessoas para suprir os investimentos em tecnologia e essas pessoas não estão disponíveis no mercado muitas vezes. A gente precisa preparar essas pessoas para aproveitar essas oportunidades. O SENAI quer trazer a sociedade para dentro para mostrar que é isso é possível, que isso é simples”, ressaltou o diretor a abertura.

A programação gratuita e aberta ao público contou com minicursos, demonstrações dos cursos que são desenvolvidos na instituição nas áreas de alimentos, vestuário, elétrica, administração, robótica e segurança do trabalho.

A palestra do gerente regional do SEBRAE-RN, Paulo Miranda, abordou a Inovação e criatividade, como elementos importantes para o empreendedorismo. E contou um pouco da sua história e de como a criatividade foi importante para a vida profissional, incentivando o pensamento crítico da plateia.

“A ideia é provocar o jovem a não perder essa característica muito importante da inovação e da criatividade para a resolução de problemas, para a criação de negócios, porque é uma habilidade que eles já têm, principalmente nessa fase. Para que eles não percam e aproveitem isso da forma mais produtiva possível e que seja uma abertura de portas profissional”, explicou.

Para o diretor do Centro SENAI de Educação e Tecnologia Ítalo Bologna (CETIB) e do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo e Gás (IST Mossoró), Emery Costa Júnior, o mais importante cé mostrar as diversas possibilidades de qualificação existentes no Centro e como elas se encaixam no mercado de trabalho.

“Aqui, eles encontram qualificação para fazer desde pequenos reparos prediais até situações de robótica. Por exemplo, tem muitos profissionais que trabalham com instrumentação na área do petróleo e, aqui, temos um laboratório só para anteder esta demanda”, disse.

Público participa programação

Mais de duas mil pessoas passaram pelo Mundo SENAI em Mossoró, principalmente estudantes de Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual de ensino. O evento, que está acontecendo no Centro SENAI de Educação e Tecnologia, tem uma programação extensa de demonstrações, palestras e minicursos. Distribuídos nas salas de aula e em quatro unidades móveis que estão estacionadas no local.

O gerente de compras, Vitor Antônio, saiu de casa hoje com um objetivo: melhorar as vendas de onde trabalha. Ele participou do minicurso da ferramenta ‘Canvas’, que ajuda nas publicações nas redes sociais. “Quero usar as artes gráficas para melhorar tanto a questão da venda quanto das redes sociais. Isso pode melhorar vínculo com o comprador, e pode nos ajudar a atingir outros mercados próximos”, afirmou o gerente.

Um dos minicursos mais procurados é o de Fabricação de Bolos para confeitaria. Durante duas horas, os alunos aprendem sobre técnicas de preparação e finalização. Uma oportunidade para quem quer se qualificar.

“Estou passando de forma rápida para eles as bases de massa de bolo: chocolate, baunilha e rede velvet. Alguns recheios como creme de moça, brigadeiro e doce de leite. Vemos corte, prensagem e espatulação”, diz Bárbara Isabaux, professora do SENAI.

Quem chegava no evento se impressionava com a coragem dos instrutores do curso de segurança no trabalho que fez demonstração em altura. Quem se interessava podia até receber orientações básicas de trabalho em altura.

“A segurança no trabalho é voltada para manter a segurança de quem está ali. E na altura a gente sabe que não pode brincar. Existem normas e estamos aqui para fazer uma demonstração de boas práticas”, esclareceu Emerson Albuquerque, técnico em segurança no trabalho.

No setor de vestuário, os visitantes puderam aprender uma das técnicas de estamparia oferecidas pelo curso de Moda do SENAI. A oficina de ‘tie dye’ também pode ser realizada por crianças. “É uma técnica simples, mas super divertida de fazer e dá um resultado muito bacana no final. Aqui fizemos a técnica de ‘tie dye’ em espiral, mas tem muitas outras que podem ser aplicadas em vários tipos de dobras”, afirma a instrutora do curso Jéssica Cerejeira.

Kizzy Costa participou da oficina de ‘tie dye’ e aproveitou para fazer um programa em família com a filha. “Acho bem interessante, é uma maneira de mostrar ao público, os serviços que o SENAI oferece. E desperta a curiosidade dos alunos e das crianças. Por exemplo, esta oficina de tie dye que despertou interesse na minha filha de 10 anos. É bem válido e importante”, definiu Kizzy.