Aproximadamente 9 mil visitantes, de 17 municípios do Rio Grande do Norte, ingressaram este ano no “Mundo SENAI” – evento que, em todo o Brasil, abre as portas da instituição para compartilhar oportunidades de formação e carreira em diversas áreas do mercado.
A programação local foi realizada no Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra (CETAB), do SENAI, instalado em Santa Cruz há 26 anos.
Distante cerca de 111km de Natal, o município de 37.313 habitantes que abriga Santa Rita de Cássia – a maior estátua religiosa do país – atraiu uma legião de estudantes, representantes de indústrias e outros interessantes em conferir, in loco, os caminhos que o SENAI oferece em setores que vão desde confecção até a energia.
O evento foi realizado na última sexta (27) e o balanço da movimentação foi divulgado nesta segunda-feira (30), pela instituição. “Esta foi a 14ª edição e a avaliação que fazemos é muito positiva”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, caracterizando a sede escolhida para a programação neste ano como “um importante polo do estado”.
“Nós tivemos um momento bastante prestigiado no município, inserido em uma região que centraliza negócios, tomada de decisão, e onde nós lideramos, por meio do nosso Centro, o programa Pró-Sertão, que é, provavelmente, a cadeia produtiva envolvendo pequenos negócios que mais cresceu nos últimos 20 anos no Rio Grande do Norte”, acrescentou.
“Muitas vezes, as pessoas sabem que o SENAI tem curso, mas não sabem de que, ou não sabem como é um laboratório de energia, de confecção, de boné, de alimentos. Então essa é uma hora em que a gente traz a estrutura do estado todo para mostrar como fazemos a formação de pessoas. É um evento também para plantar sementes. Recebemos um público com muitos jovens, adolescentes, que ainda não sabem o que é educação profissional e essa é uma ótima oportunidade de aproximação, de mostrar de forma concreta o que fazemos, como fazemos e onde fazemos”, ressaltou ainda Mello.
Participação
A gerente da Unidade de Educação e Tecnologia do SENAI-RN, Simone Medeiros de Oliveira, observa que, do total de visitantes nesta edição, 6.900 foram estudantes de 21 escolas públicas e privadas do estado. “Recebemos visitas de 17 municípios da região do Trairi e Seridó, incluindo lideranças políticas e empresários interessados em prestigiar o evento e conhecer as tecnologias que o SENAI desenvolve”, disse a executiva.
Luciene Pontes, diretora do Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra, destacou a participação massiva de estudantes – com salas de aula e unidades móveis lotadas – e a presença de representantes de setores que ajudam a impulsionar a economia da região.
“Nós tivemos a presença do pessoal da bonelaria, da Asconf (associação das costureiras do Seridó, que representa as 122 oficinas de costura que compõem o Pró-Sertão) e da Fundação Reis Magos, que é de grande importância, no trabalho com as pessoas, qualificando, dando orientações”, exemplificou.
Empresas como Del Rayssa, de moda íntima, e Daya Confecções, de moda infantil, também participaram. Entre as lideranças políticas compareceram o prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, secretários municipais, vereadores, representantes da Câmara Municipal e o deputado federal Benes Leocádio.
“A gente sabe da importância do SENAI para Santa Cruz, para a região do Trairi e para o Rio Grande do Norte”, disse o prefeito de Santa Cruz, durante passagem pelo evento. “O Mundo SENAI é um momento em que as pessoas podem conhecer de perto o potencial que a instituição oferece e no que pode contribuir para a formação e para que possam ter melhores possibilidades futuras no mercado de trabalho”, complementou.
Exposições foram promovidas pelas unidades do SENAI de Santa Cruz, Natal e Mossoró. Entre as áreas inseridas na programação estavam energia eólica, automação, confecções, construção civil e segurança do trabalho em altura – em que o SENAI-RN oferece formação. Houve, ainda, 170 matrículas em minicursos, em que foram ensinadas técnicas, por exemplo, de pintura em tecido, customização de peças de vestuário, confecção de bonés, tie-dye, operação de máquinas pesadas, preparação de alimentos e lettering. As aulas foram distribuídas em 16 turmas.
Simuladores de operação de guindastes e empilhadeiras utilizados em salas de aula estiveram no rol de atrações abertas ao público. “Quem visitou o evento também teve a oportunidade de fazer inscrição gratuita para cursos introdutórios de energia eólica e solar”, disse a coordenadora de educação do Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN em Natal, Rúbia Lahm. O diretor de Operações do SENAI-RN, Emerson Batista, e o diretor do SENAI Mossoró, Emery Costa Júnior, participaram da programação.
Texto: Renata Moura