Na Semana de Saúde e Segurança do Trabalho, SESI-RN promove ações nas indústrias

24/04/2023   12h28

O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) – entidade do Sistema FIERN —, realiza, desta segunda-feira (24) à sexta-feira (28), a Semana de Saúde e Segurança do Trabalho, com ações nas indústrias parceiras. A semana marca o encerramento da programação de ações do SESI-RN no Abril Verde, que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

Desde o início do mês, as equipes de medicina laboral e segurança do trabalho do SESI-RN têm visitado as empresas para realizar as ações, como Blitz da Ergonomia, palestras de primeiros socorros e apresentações sobre prevenção em saúde nas indústrias.

As ações da Semana também celebram o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28 de abril, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data que foi criada em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, foi instituída pela Lei nº 11.121/2005.

O SESI-RN compõe o Grupo de Trabalho Interinstitucional RN (GETRIN), responsável pelo Abril Verde, com o lema ‘Juntos pela Saúde e Segurança do Trabalhador’. A campanha conscientiza empregadores e empregados sobre a segurança no ambiente de trabalho.

Abril Verde

As ações do SESI-RN e demais instituições começaram a partir do lançamento da campanha Abril Verde de 2023, no dia 4 de abril.

No Rio Grande do Norte, fazem parte do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) que encampa o Abril Verde, além do o Serviço Social da Indústria (SESI), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), o Ministério Público do Trabalho do RN (MPT-RN), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), o Serviço Social do Comércio (Sesc), assim como associações e sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), Associação dos Engenheiros da Segurança do Trabalho (Aest), Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest-RN), Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest) e Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).