Neoenergia Cosern e SENAI-RN formam primeira turma de eletricistas exclusivamente feminina

28/02/2023   14h48

Vinte e sete mulheres receberam certificados nesta terça-feira (28) como eletricistas de redes, após seis meses de formação teórica e prática | Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

 

Um novo capítulo na história de vida de 27 mulheres começou a ser escrito nesta terça-feira, 28 de fevereiro. A Neoenergia Cosern e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) formaram a primeira turma exclusivamente feminina de eletricistas de rede, após seis meses de formação teórica e prática. Desde 2020, quando a primeira turma com a presença de mulheres foi lançada, quase 100 mulheres já se formaram eletricistas e aproximadamente 40 já integram a força de trabalho na Neoenergia Cosern. A cerimônia marcou o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, na distribuidora potiguar.

 

“Quando a gente sai da zona de conforto e procura novos desafios, a gente não sabe o que está por vir. Isso dá medo. Essas mulheres venceram desafios, deixaram os filhos em casa, tiveram dificuldades para fazer o curso, mas seguiram firmes e acreditaram em dias melhores. E esse dia chegou. Hoje, essas mulheres estão preparadas para o mercado de trabalho. A parceria com o SENAI-RN é muito importante, pois temos a garantia de profissionais de qualidade”, ressaltou a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes.

 

A diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, ressaltou a relevância da parceria com o SENAI-RN para a qualificação profissional

 

De acordo com a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira, mais de 300 mulheres se inscreveram para a turma exclusiva de formação de eletricistas. “Foi um número recorde e nos surpreendeu. O curso quebra paradigmas, insere as mulheres em um mercado que antes era genuinamente masculino, e amplia a presença feminina. São muitos os desafios que elas enfrentam, mas temos certeza de que fazemos história”, frisou. Atualmente, duas turmas mistas (homens e mulheres) estão em curso na Escola de Eletricistas da Neoenergia, sendo uma em Natal e outra em Mossoró.

 

“Esse é um momento muito especial para a Escola de Eletricistas da Neoenergia. Eu quero parabenizá-las pois sei que os últimos meses foram de muito esforço e sacrifício pessoal. A Neoenergia é um grupo que aposta em diversidade e inclusão. Em todo o grupo, são mais de 400 mulheres trabalhando como eletricistas, temos a primeira diretora-presidente de uma distribuidora do grupo aqui no Rio Grande do Norte. Tenham sempre a segurança em primeiro lugar, continuem estudando e sejam muito bem-vindas. Aproveitem essa oportunidade. É o primeiro passo”, declarou o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui.

 

Na mensagem de boas-vindas às futuras colegas de profissão, a eletricista Keyla Henrique, contratada pela Neoenergia Cosern em 2022, ressaltou os desafios e as conquistas proporcionadas pela nova profissão. Antes de se tornar eletricista, aos 45 anos de idade, ela era recepcionista.

 

“Hoje, sendo representante de 27 mulheres eletricistas que levam energia com segurança e amor aos lares de milhares de potiguares todos os dias, quero dar boas-vindas às minhas novas colegas eletricistas. A Neoenergia Cosern mudou a minha vida para melhor me proporcionando independência e a chance de cuidar do meu filho, da minha família, como eles merecem. Hoje, como eletricista, eu posso comprovar que lugar de mulher é onde ela quiser estar”, disse Keyla.

 

Presentes à cerimônia: Solange Ribeiro, diretora-presidente adjunta da Neoenergia e vice-presidente do Conselho do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU); Régia Barbosa, superintendente de Recursos Humanos, de Desenvolvimento, Cultura Organizacional e Aquisição de Talentos da Neoenergia; Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern; Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern; Luiz José de Queiroz, superintendente de Operações da Neoenergia Cosern; Vilmar Pereira, vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN); Amora Vieira, assessora técnica do SENAI-RN; a secretária estadual das Mulheres, Olga Aguiar, representando a governadora Fátima Bezerra;  colaboradores da Neoenergia Cosern, convidados e familiares das formandas.

 

Pacto Global

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Vilmar Pereira, ressaltou que “a ação traz ao SENAI um marco importante”. “A busca pela igualdade de gênero em áreas em que os homens predominam é uma vertente em que o SENAI tem atuado fortemente”, destacou ainda, durante discurso na cerimônia, em que representou o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo. 

 

Vilmar Pereira, vice-presidente da FIERN, avaliou a ação como “um marco” para o SENAI e lembrou que a instituição está empenhada na busca da igualdade de gênero no mercado | Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

 

Pereira também lembrou que, além de esforços para reduzir as desigualdades que ainda existem entre homens e mulheres no acesso à educação e ao mercado de trabalho, o SENAI do Rio Grande do Norte é o primeiro do Brasil a integrar oficialmente o Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

Na carta em que solicita a adesão ao Pacto, confirmada em dezembro de 2022, o diretor do SENAI do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, expressa o empenho da instituição em implementar e dar continuidade a ações imbuídas dos princípios que compõem a iniciativa – apresentada pela ONU como a maior do mundo no campo da sustentabilidade ambiental.

 

O documento oficializa o compromisso por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN – principal referência do SENAI no Brasil para educação profissional com foco nas indústrias de energia e responsável pela formação da primeira turma exclusiva de mulheres eletricistas do estado, em parceria com a Neoenergia Cosern.

 

Impulso

O Instrutor de Formação Profissional do CTGAS-ER, André Araújo de Medeiros, foi um dos homenageados na formatura. “Ele fez com que a caminhada fosse um pouco mais leve, procurou entender da melhor forma os nossos medos, as crenças que limitavam os nosso voos, e todos os obstáculos que, porventura, enfrentamos. Não foi só um professor, mas, sim, um amigo”, disse a oradora da turma, Ana Mylena de Medeiros Bezerra. 

 

“Cada uma de nós”, lembrou ela, “precisou agarrar-se com muita força a algo ou alguém que não nos permitisse desistir. “O medo era enorme, mas a vontade de vencer era muito maior. Ouvimos muito: desista disso, isso não tem futuro, é profissão para homem; já tá perto desse curso acabar? que demora, isso não vai dar certo; vá cuidar dos seus filhos, todo dia abandona os seus; isso não é para você não, pare de ficar se sacrificando”, frisou, emocionada e, olhando para as 26 mulheres que, assim como ela, a partir desta terça-feira viraram oficialmente eletricistas, completou: 

 

“A gente chorou, rezou, desabafou, mas estamos aqui. A cada frase desmotivadora que ouvíamos, mais força criávamos para seguir em frente, subimos degrau por degrau, vencemos os nossos limites, escalamos postes e com as mesmas esporas, as montanhas da vida”.

 

Eletricistas formadas no curso, com o instrutor André Araújo e a assessora do SENAI, Amora Vieira: “Vencemos os nossos limites”, disse Ana Mylena Bezerra, oradora da turma