No 1º Fórum de Reciclagem do RN, diretor da FIERN enaltece importância do setor para o estado

1/12/2022   17h17

O diretor primeiro tesoureiro da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e presidente da Comissão Temática de Meio Ambiente (COEMA), Roberto Serquiz, ressaltou a importância da indústria de reciclagem para o Rio Grande do Norte. Ele participou do 1º Fórum de Reciclagem do RN, realizado pelo Sindicato da Indústria de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla), com apoio da FIERN, nesta quinta-feira (1º), na Casa da Indústria.

“O setor de reciclagem potiguar é referência nacional. Hoje, já reciclamos 180 mil toneladas de resíduos por ano, com a capacidade instalada de 43%. Além disso, em oito anos de existência, o SindRecicla passou de 8 para 37 empresas filiadas. Então, os números já dizem muito”, afirma Serquiz, que foi eleito para presidir a FIERN a partir de outubro de 2023.

Na abertura do Fórum, ele enalteceu a realização do evento. “O Fórum eleva o SindRecicla a um outro patamar de representatividade. Recebemos sindicatos de outros estados e um instituto nacional curiosos em saber como conseguimos evoluir dessa forma e para levar isso para outros locais do país, além de termos a presença do Ministério Público, da Governadora do Estado, de secretários estaduais e municipais e foi muito marcante para mostrar o Sindicato como um exemplo de associativismo no estado”, disse.

O presidente do SindRecicla, Etelvino Patrício, apontou o desejo de tornar o estado uma referência do setor. “Queremos que o Rio Grande do Norte seja um estado diferenciado e exemplo para o setor de reciclagem, que daqui possam sair iniciativas e práticas que possam ser replicadas em outros estados. É um prazer realizar este evento para debater uma atividade tão nobre, que gera riqueza, trabalho, riqueza e dignidade para as pessoas que fazem parte dessa cadeia”, declarou.

A governadora Fátima Bezerra destacou a parceria que o Governo desenvolveu junto à FIERN e com os setores produtivos em prol do desenvolvimento do estado. “O estado só tem a ganhar com o incentivo ao setor de reciclagem, que contribui com o desenvolvimento sustentável e com a geração de empregos, inclusive levando oportunidades para o interior. Temos o compromisso de avançar com essa parceria com transparência, sensibilidade e convergência naquilo que é o melhor para nosso estado”, afirmou.

Também participou do evento o deputado estadual Hermano Morais, que falou da importância do setor de reciclagem para a economia potiguar. “Enquanto integrante da frente parlamentar da micro e pequena empresa, me compete ressaltar que o RN teve o saldo positivo na geração de emprego e renda com carteira assinada por sete meses consecutivos, além de ter um saldo positivo no ano de 2022. Isso se deve, também, ao setor da reciclagem, que além de gerar muitos empregos diretamente, contribui indiretamente para a economia do estado”, apontou.

A promotora de justiça do Ministério Público do RN e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias do Meio Ambiente, Rachel Germano, falou sobre a importância da legislação existente para os processos de tratamento de resíduos. “A Lei 12.305 de 2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas que precisa ser bem executava para ser efetiva. Um dos princípios da legislação é a responsabilidade compartilhada, por isso há a necessidade conversar com a sociedade em ocasiões como neste Fórum”, explicou.

Homenagens

Durante o evento, foram prestadas homenagens ao presidente da FIERN, Amaro Sales, e ao diretor primeiro secretário da FIERN, Roberto Serquiz, pelas contribuições e pelo apoio ao setor de reciclagem. Além deles, a governadora Fátima Bezerra também recebeu a homenagem do presidente do SindRecicla, Etelvino Patrício. O próprio Patrício também foi homenageado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Arez (Amarez), que é referência no estado para a coleta e segregação de resíduos sólidos.