Painel do Emprego Potiguar, do Mais RN, aponta saldo negativo em dezembro de 2022

2/02/2023   15h53

 

O MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, publicou a nova versão do Painel do Emprego Potiguar, uma plataforma que traz uma síntese mensal do acompanhamento dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Os dados, referentes ao mês de dezembro de 2022, mostra que o Rio Grande do Norte teve 12.881 admissões durante o mês, sendo 2.834 novas vagas na Indústria e na Construção.

 

Apesar do número de admissões, o estado teve um saldo negativo, de -2.965, no mês. Com a variação, o estoque de emprego atingiu o número de 460.858.

 

O município com maior saldo de vagas criadas no mês foi Alto do Rodrigues, com 95 admissões, seguido por Parelhas (38), Tibau do Sul (36), Serra do Mel (23) e Touros (23). Já os menores saldos ocorreram em Natal (-707), Mossoró (-329) e São Bento do Norte (-214).

 

O acesso a dados econômicos atualizados é uma ferramenta importante para a tomada de decisões de empresários industriais. Para atender essa demanda, o MAIS RN acompanha e organiza de forma sistematizada, em sua plataforma digital, dados do Novo Caged, que são atualizados mensalmente e apresentados com tecnologia Power BI.

 

Responsável técnica por atualizar a plataforma do MAIS RN, a administradora Fernanda Lemos explica que a variação negativa no saldo de empregos é uma tendência no período. “Em dezembro acontecem muitas demissões, o que faz com que o saldo fique negativo. Essas demissões acontecem, principalmente, em virtude das contratações temporárias no setor do comércio, pela alta demanda gerada nas festas de fim de ano”, aponta.

 

“Olhando os dados do mês de dezembro desde 2020, percebemos que em todos os anos o saldo ficou negativo tanto em nível nacional quanto no Rio Grande do Norte”, completa Fernanda.

 

Clique aqui e confira os números.