Painel do Mais RN é atualizado com Relatório Focus, que aponta inflação em 6,05% e crescimento do PIB

2/05/2023   11h39

 

O MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, atualizou a plataforma digital ‘Mais RN Digital e Relatório Focus’ com números relacionados ao mercado financeiro. E mostra que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve queda pela segunda semana seguida, chegando a 6,05% – IPCA é a referência do sistema de metas para a inflação e mede o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias. O boletim, divulgado pelo Banco Central, traz as expectativas de mercado.

 

Também é destaque o Produto Interno Bruto (PIB) para 2023, que soma todos os bens e serviços finais produzidos no país ao longo do ano. A projeção do PIB de crescimento para 2023, de acordo com o Focus, fica em 1,00% positivo.

 

Já o câmbio do dólar manteve estabilidade e está em R$ 5,20, como também a taxa Selic, que se manteve estável e está em 12,70%. A Selic é a taxa básica de juros da economia, e principal instrumento de política monetária utilizada pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

 

O Boletim Focus mostra a expectativa de 140 instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Sempre que essa divulgação é feita pelo BC, o Mais RN também atualiza a publicação em seu observatório, com um formato que assegura a compreensão e a agilidade da leitura, em quadros comparativos e com análises objetivas. Os dados são em relação ao relatório anterior.

 

Confira os números detalhados do Focus na plataforma digital do Mais RN:  https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMDkxOTU1NDMtN2FlMi00YjJiLWIyNWYtODJlYTIzZjQ3MWJkIiwidCI6IjhmMDYyNWI4LTkzM2YtNDM3Yi1iNDE4LTA5NTcxZTY5YmZlNCJ9

jolopes