Palestra de Dia das Mães no Sistema FIERN aponta caminho para buscar uma “maternidade real”

12/05/2023   12h09

 

O caminho para buscar uma “maternidade real” foi tema da palestra “Mãe Fora da Caixa”, proferida pela psicóloga Luciana França para colaboradores do Sistema FIERN, na manhã desta sexta-feira (12). O evento aconteceu no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria, com transmissão para demais unidades do Sistema Indústria no estado, em alusão ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo.

 

Durante a apresentação, Luciana falou sobre a importância de desconstruir o estereótipo que chama de “mãe dentro da caixa”, que carrega estigmas como auto sacrifício, autojulgamento, a culpa, a maternidade “instintiva” e o papel de Super Mãe. Para isso, ela lista seis pontos que norteiam a busca pela maternidade real.

 

Ter expectativas realistas, praticar a auto aceitação e reconhecer limites, estar alinhada aos próprios valores, formar uma rede de apoio, regular as emoções e priorizar o autocuidado, de acordo com a psicóloga, são as principais práticas para alcançar esse objetivo. “Quando passamos por momentos que causam fortes emoções, nossas reações acontecem com a mesma força. Então é importante nos entendermos, entender nossas emoções, para lidarmos melhor com elas e não sermos reféns”, destaca Luciana.

 

 

“Também é importante reconhecer nossas limitações físicas, mentais e de tempo, abrir mão do controle total das situações e entender que a maternidade é um constante aprendizado que exige a flexibilidade para mudar rotas”, acrescenta a psicóloga. “Dentro disso, buscar uma rede de apoio confiável e segura e estar fortemente alinhada com seus valores é o antídoto para minimizar o julgamento alheio”, completa.

 

A gerente da unidade de Recursos Humanos do Sistema FIERN, Kênia Costa, comenta que o evento é uma oportunidade de construção de novos conhecimentos que auxiliam na maternidade. “Cada um tem uma forma de vivenciar os desafios da maternidade, mas momentos como este são importantes para uma troca de experiências e aprendizados que ajudam nessa missão”, afirma.

 

Também para celebrar o Dia das Mães, foram realizados cafés da manhã para as colaboradoras nas demais unidades do SESI e SENAI, entidades do Sistema Indústria no Rio Grande do Norte, na capital e interior. As mães ainda receberam um porta-retratos de brinde para guardarem memórias fotográficas da maternidade.