Palestras sobre Simulação em Energia reúne especialistas no SENAI/CTGAS-ER

24/05/2018   09h07

Com seis palestras, dois momentos para perguntas e uma mesa redonda, a ESSS-Engineering Simulation and Scientific Software, em parceria com o SENAI/CTGAS-ER e o ISI/ Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis desenvolveu, na manhã dessa quarta-feira, 23, o Seminário de Simulação em Energia, com o objetivo de estimular o intercâmbio entre os profissionais dessa indústria e apresentar como as ferramentas de simulação permitem alcançar resultados excelentes no desenvolvimento de novas tecnologias renováveis.

 

A reunião técnica foi aberta pela diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão, e conduzida pelo dirigente do ISI/SENAI (em implantação) Antonio Medeiros, dentro da programação da Semana da Indústria”, realizada pelo Sistema FIERN. Cândida falou sobre a importância do evento e anunciou que a parceria firmada entre o SENAI/CTGAS-ER e a ESSS vai gerar cursos sobre novas tecnologias, na área da energia renovável, haja vista a experiência da multinacional catarinense, que foi gerada na Universidade Federal de Santa Catarina.

 

A diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália, estusiasmada com a qualidade das exposições e capacidade dos palestrantes e dabatedores salientou que foi “Muito bom ouvir gente inteligente. Palestrantes de alto nivel no Seminário de Simulação em Energia, na Programação da SEMANA DA INDÚSTRIA, realizado em parceria entre o SENAI/CTGAS-ER e ISI-ER e a empresa ESSS – Engineering Simulation and Scientific Software. Dia de muito aprendizado”.

 

PALESTRAS

 

“Análise da Posição de Instalação de Anemômetro por Meio de Simulações em CFD”, foi a primeira palestra, ministrada por Leonardo Oliveira, instrutor de Educação do CTGAS-ER. Ele discorreu sobre: “Medição e Caracterização do Vento”, “Torres Anemométricas”, “Análise CFD”, e “Resultados da Simulação”. Em seguida, Markus Mello, projetista estrutural da EBP Projetos, falou sobre “Projeto Estrutural de Torres Anemométricas”, detalhando Tipos e Cálculos de Projetos ”, “Dimensionamento”, “Tensionamento” , “Normas Internacionais”, “Modelos Estruturais”, “Flanges de Ligação”, e “Comportamento em Serviço” .

 

Finalizando a primeira etapa do seminário, foi abordado o tema: “Emprego da Simulação Numérica jno Estudo de Aerogeradores de Baixa Potência com Intensificadores de Potência Acoplados”, Por Sandi Itamar Schafer de Souza, professor de Engenharia Mecânica da UFRN. Ele abordou “Turbinas Eólicas com Difusor”, “Projeto do Aerogerador Utilizando Metodologia BEM”, “Domínio Computacional”, “Aerogeradores de Esteira”, concluindo com “Intensificador de Potência”

 

A segunda parte foi iniciada com a explanação do tema “A Importância da Simulação Computacional: do Projeto das Pás aos Parques Eólicos”, por Ismael Daoud, engenheiro de Desenvolvimento de negócios da ESSS. Após o perfil da empresa, ele explicou a “Importância da Simulação Computacional”, “ Desenvolvimento Tradicional” “Produto/Processo/Projeto”, “Projetos Colaborativos”, “Desafios Tecnológicos para Energia Eólica”, “Ansys; Aplicações para Energia Eólica”, “Pilares da Indústria”, “Digital Twin” E “Caso GE Digital”.

 

“Tecnologia de Projeto Aerodinâmico e Estrutural de Torres Anemométricas”, ficou a cargo do diretor da JET Towers, Ricardo Damian, que enfocou os temas: “Metodologia de Projeto”, CAE: Fluidodinâmica, Estrutural Global, Flambagem Não Linear”, “Fundação” e “Diferenças Competitivas”. Encerrando as palestras, George Maranhão, diretor da Maranhão Engenharia e Consultoria Estrutural, se deteve sobre “Modelos Numéricos lno Projeto de Fundações para Torres de Aerogeradores”. Em especial destacando projetos em desenvolvimento nas formas circular, octogonal e quadrada. Finalizando o evento, foi realizada uma mesa redonda.

 

ESSS

 

A Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS) é uma multinacional brasileira sediada na cidade de Florianópolis/SC. A empresa disponibiliza ao mercado as mais avançadas ferramentas de Computer-Aided Engineering (CAE) na área de fluidodinâmica, análise estrutural, eletromagnetismo e multifísica, além de customização e desenvolvimento de softwares sob medida de acordo com a necessidade de cada cliente. As soluções disponibilizadas pela companhia têm papel fundamental nos projetos das empresas mais inovadoras do mundo para fornecerem produtos radicalmente melhores e mais eficientes aos seus mais de 500 clientes nos mais diversos segmentos da indústria: geração de energia, óleo e gás, aeroespacial, automotivo, metal mecânico, turbomáquinas, processos químicos e mineração.