Passeio Ciclístico Abril Verde promovido pelo SESI-RN e parceiros incentiva Saúde e Segurança no Trabalho

29/04/2024   11h06

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) promoveu o ‘Passeio Ciclístico Abril Verde’ no último sábado (27). O evento encerrou as ações relacionadas à campanha ‘Abril Verde’, mês dedicado à defesa da saúde e segurança no trabalho, e reuniu colaboradores da indústria e entusiastas do ciclismo. O passeio é uma realização do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin-RN), em parceria com a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do RN (AEST-RN), e apoio do SESI-RN.

Fabiano Camilo, engenheiro e responsável técnico de Segurança do Trabalho do SESI-RN, destacou a relevância do evento. “Estamos buscando cada vez mais conscientizar os empresários e os colaboradores em relação à segurança no trabalho. Queremos mostrar aos funcionários os procedimentos corretos para evitar acidentes, garantindo segurança em ambos os lados”, disse.

Já o juiz Alexandre Ériko, coordenador do programa Trabalho Seguro, ressaltou a necessidade de uma conscientização abrangente. “Nossa intenção é conscientizar a sociedade, as pessoas, da importância de prevenir. A gente precisa, em todos os ambientes de trabalho, manter uma segurança e uma rigidez física e mental dos trabalhadores. A gente precisa proteger para não precisar remediar. A conscientização é de todos, tanto de patrões quanto de empregados”, complementou.

Rosevane Barreto, da Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte (ACIRN), destacou a preocupação com a mobilidade segura dos trabalhadores. “Estamos conscientizando também sobre o direito de ir e vir do trabalho daqueles colaboradores que não têm acesso ao transporte público. Estamos prezando por uma mobilidade segura”, comentou.

O Getrin-RN, por sua vez, tem como missão promover eventos ao longo do mês de abril, com o intuito de conscientizar sobre os riscos presentes nas atividades laborais e mostrar os meios de proteger os funcionários.

No RN, fazem parte do Getrin, além do TRT-RN e do Sistema FIERN, o Ministério Público do Trabalho do RN (MPT-RN), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), o Serviço Social do Comércio (Sesc), assim como associações e sindicatos.

Abril Verde

A campanha ‘Abril Verde’ tem como objetivo conscientizar empregadores e empregados sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. O dia ‘D’ da conscientização é comemorado em 28 de abril, tendo como símbolo um laço verde, representando a luta pela saúde e segurança no trabalho.

Acompanhe cobertura: