Perspectivas e defesa da indústria: Roberto Serquiz destaca desafios no podcast Indústria Mais RN

24/11/2023   11h16

 

Na mais recente edição do “Indústria Mais RN”, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, abordou temas como suas propostas para a gestão da FIERN e seu papel na defesa dos interesses da indústria potiguar. O episódio do podcast está disponível e pode ser conferido no canal do Sistema FIERN através das principais plataformas de streaming: Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts, RadioPublic, Deezer e Spotify.

 

Durante a entrevista, Serquiz enfatizou a importância do desenvolvimento do setor produtivo como uma solução para os desafios fiscais e financeiros enfrentados pelo RN, bem como a necessidade crucial de melhorar a competitividade, destacando que o estado está atualmente em 23º lugar em competitividade nacional e ocupa a penúltima posição no Nordeste.

 

O presidente da FIERN expressou preocupação com a proposta do Governo do RN de aumentar permanentemente a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18% para 20%, argumentando que essa não é a solução para a situação financeira do estado. Em vez disso, Serquiz defendeu uma reforma administrativa abrangente, envolvendo a participação ativa da sociedade, setor produtivo, governo, parlamentares e judiciário.

 

“A solução para a situação do estado não passa pelo aumento do imposto, mas por uma reforma administrativa onde todos os atores têm que estar presentes no processo”, comenta. “A gente reconhece que o governo realmente precisa ter uma arrecadação melhor, mas quando vamos para os números observamos que a receita existe, porém é preciso cuidar dos gastos. O Estado tem um comprometimento de folha de pagamento de 57,7% da receita corrente líquida, acima do limite fiscal que é 49%. Então, isso é preciso ser corrigido”, ressalta Serquiz. “Se for colocado o sacrifício apenas para o setor produtivo, pode ser um equívoco muito grande porque pode estar aniquilando a fonte, que pode gerar esse imposto e a renda”, completa.

 

Serquiz também abordou o papel da FIERN no apoio ao desenvolvimento das indústrias no Estado, destacando a diversidade econômica com 7.139 indústrias, sendo a maioria microempresas. “Temos 7.139 indústrias no estado, sendo 88% micro, 10% pequenas, 1,48% médias e 0,22% grandes empresas, com uma economia diversificada. É preciso que a gente entenda que o RN é um recanto do Brasil com muitas potencialidades e precisamos dar atenção a todos esses setores. A FIERN é um guarda-chuva de 30 segmentos industriais e queremos que mais indústrias venham frequentar nossa instituição, onde damos apoio ao desenvolvimento de todo esse potencial”, diz.

 

Ele discutiu iniciativas para fortalecer o setor, como a criação de um núcleo de investimentos no RN e a expansão do Observatório da Indústria Mais RN. “O Observatório terá um espaço físico próprio com mais tecnologia. Temos um grupo muito competente pensando o Rio Grande do Norte e agregação de valor às cadeias produtivas. Esses profissionais estão conversando com as lideranças sindicais, que são quem sabe as necessidades e têm o sentimento de cada setor, para, a partir daí, desenhar os projetos de verticalização”, disse.

 

O presidente da FIERN mencionou o projeto de Meritocracia Sindical, destinado a dinamizar a atividade sindical e incentivar a busca por novos associados. “Isso é para dar um dinamismo maior à atividade sindical. Os setores precisam de um apoio maior. Então, criamos um portfólio de serviços nada engessado, pois os presidentes também podem trazer seus projetos e necessidades, por outro lado criamos um fundo que vai dar sustentação para a execução desses projetos e um ranking de performance. A partir do momento em que o setor for apresentando resultados, vai recebendo mais recursos para custear os projetos”, detalha.

 

Além disso, falou sobre as mudanças na Casa da Indústria para acomodar novos projetos, como a FIERN Jovem e um espaço de co-working. A entrevista abordou ainda a missão de Serquiz à frente do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (Compem/CNI) e destacou a união da nova diretoria para liderar a gestão. Roberto Serquiz, empresário dos setores de Água Mineral e Reciclagem, já presidiu sindicatos do setor e compõe a diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Acesse e ouça a entrevista na íntegra no podcast Indústria Mais RN:

 

 

Indústria Mais RN

 

O programa “Indústria Mais RN”, apresentado por Juliska Azevedo, é uma iniciativa quinzenal que traz entrevistas com figuras ligadas ao setor produtivo, abordando temas relevantes da economia, indústria e desenvolvimento regional. Episódios anteriores apresentaram empresários influentes da indústria potiguar e nacional. O programa também será transmitido na Band Natal, neste sábado (25), para todo o Rio Grande do Norte e Alagoas. A entrevista completa está disponível no canal do YouTube da FIERN.