Pesquisador do SENAI/CTGÁS dá palestra sobre produção de biogás na Fenacam

19/11/2018   05h29

 

O pesquisador do SENAI CTGAS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis), José Carlos do Nascimento, proferiu palestra sobre “Produção de Biogás a partir de resíduos de Beneficiamento da Carcinicultura”, na Feira Nacional do Camarão (Fenacam), no Centro de Convenções.

 

Evento técnico-científico e empresarial mais importante da Aquicultura e da Carcinicultura brasileira, a Fenacam 2018 aconteceu de 13 a 16 de novembro. O Sistema FIERN sempre prestou destacado apoio à realização do evento e ao segmento, um dos mais promissores da economia potiguar.

 

Em sua palestra, José Carlos do Nascimento conceituou o Biogás, suas vantagens e o trabalho de pesquisa realizado pelo CTGÁS na área. O biogás, explicou o pesquisador, é um combustível renovável obtido pelo processo de decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio por ação de microorganismos (bactérias e fungos) em condições favoráveis.

 

Entre os aspectos relevantes do uso do biogás ele citou: a transformação de passivo ambiental em ativo energético; aproveitamento de resíduos orgânicos sem impactos ambientais; diversificação da matriz de energia elétrica; e redução da emissão dos gases de efeito estufa.