Plataforma do MAIS RN é atualizada com Relatório Focus, que aponta inflação em 5,48% e crescimento do PIB

23/01/2023   12h16

 

O MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, atualizou a plataforma digital ‘Mais RN Digital e Relatório Focus’, com números relacionados ao mercado financeiro, nesta segunda-feira (23). A nova edição do Boletim Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central, aponta novas altas na inflação e no PIB.

 

A publicação mostra que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice inflacionário, teve alta chegando a 5,48%. O IPCA é a referência do sistema de metas para a inflação e mede o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias.

 

Também é destaque no Relatório a variação do Produto Interno Bruto (PIB), que soma todos os bens e serviços finais produzidos no país ao longo do ano. O valor registrou alta de 0,79%. As variações são todas em relação ao relatório anterior.

 

Outros dados que o Focus traz é o câmbio do dólar, que manteve estabilidade e está em 5,28%, e a taxa Selic, que também manteve estabilidade e está em 12,50%. A Selic é a taxa básica de juros da economia, e principal instrumento de política monetária utilizada pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

 

O Boletim mostra a expectativa de 140 instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Sempre que essa divulgação é feita pelo BC, o MAIS RN também atualiza a publicação em seu observatório, com um formato que assegura a compreensão e a agilidade da leitura, em quadros comparativos e com análises objetivas.

 

Confira os números detalhados do Relatório Focus na plataforma digital do Mais RN: https://bit.ly/3D9wp0p