Plataforma do MAIS RN é atualizada com Relatório Focus, que aponta inflação em 5,92% e crescimento do PIB

5/12/2022   12h19

 

O MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, atualizou a plataforma digital ‘Mais RN Digital e Relatório Focus’, com números relacionados ao mercado financeiro, nesta segunda-feira (5). A nova edição do Boletim Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central, aponta novas altas na inflação e no PIB de 2022.

 

A publicação mostra que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta pela 6ª semana consecutiva, chegando a 5,92%. O IPCA é a referência do sistema de metas para a inflação e mede o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias. A projeção do índice para 2023 também aumentou, de 5,02% na última semana, para 5,08%.

 

Também é destaque no Relatório a variação do Produto Interno Bruto (PIB), que soma todos os bens e serviços finais produzidos no país ao longo do ano. O valor subiu de 2,81% na semana passada para 3,05%. A projeção do PIB de 2023, que estava estabilizada em 0,70%, subiu para 0,75% nesta edição do relatório.

 

Outros dados que o Focus traz é o câmbio do dólar, que caiu para a relação de 5,25 para 1, e a taxa Selic, que segue em 13,75% ao ano — trata-se da taxa básica de juros da economia e principal instrumento de política monetária utilizada pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

 

O Boletim mostra a expectativa de 140 instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Sempre que essa divulgação é feita pelo BC, o Mais RN também atualiza a publicação em seu observatório, com um formato que assegura a compreensão e a agilidade da leitura, em quadros comparativos e com análises objetivas.

 

Confira os números detalhados do Relatório Focus na plataforma digital do Mais RN: https://bit.ly/3Vh01jV.