Plataforma do Observatório da Indústria MAIS RN mostra projeção da inflação do Relatório Focus em 5,71%

29/05/2023   15h53

 

O Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, atualizou, nesta segunda-feira (29), a plataforma digital ‘Mais RN Digital e Relatório Focus’ com números relacionados ao mercado financeiro. O painel destaca a queda na expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que chega a 5,71% – o índice é a referência do sistema de metas para a inflação e mede o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias. O boletim, divulgado pelo Banco Central, traz as expectativas do mercado para a economia.

 

Também é destaque o Produto Interno Bruto (PIB) para 2023, que soma todos os bens e serviços finais produzidos no país ao longo do ano. A projeção de crescimento do PIB para 2023, de acordo com o Focus, é de 1,26% ao ano.

 

Já o câmbio do dólar americano com o real teve baixa, chegando à relação de R$ 5,11 para US$ 1, enquanto a taxa Selic se manteve estável e está em 12,50%. A Selic é a taxa básica de juros da economia e principal instrumento de política monetária utilizada pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

 

O Boletim Focus mostra a expectativa de 140 instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Sempre que essa divulgação é feita pelo BC, o Mais RN também atualiza a publicação em seu observatório, com um formato que assegura a compreensão e a agilidade da leitura, em quadros comparativos e com análises objetivas.

 

Confira os números detalhados do Focus na plataforma de Business Intelligence (BI) do Mais RN: http://bit.ly/44KafxR