Plataforma do Observatório MAIS RN é atualizada com Relatório Focus, que mostra queda na projeção da inflação

9/05/2023   14h20

 

O Observatório da Indústria MAIS RN atualizou a plataforma ‘Mais RN e Relatório Focus’ com as projeções do mercado financeiro para a economia brasileira, disponibilizadas nesta segunda-feira (8). A nova edição do Boletim Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central, aponta queda na expectativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), chegando a 6,02%.

 

O IPCA é o índice de referência para o sistema de metas para a inflação e mede o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias em 13 áreas geográficas do Brasil.

 

Também é destaque no Relatório a estabilidade na projeção do Produto Interno Bruto (PIB), que soma todos os bens e serviços finais produzidos no país ao longo do ano. O boletim registrou novamente a expectativa do valor de 1% de crescimento ao ano.

 

Outros números que a plataforma mostra são o câmbio do Dólar Americano com o Real, que segue estável em 5,20 para 1, e a taxa Selic, que permanece em 12,50% ao ano. A Selic é a taxa básica de juros da economia, e principal instrumento de política monetária utilizada pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

 

O Boletim mostra a expectativa de 140 instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Sempre que essa divulgação é feita pelo BC, o Observatório da Indústria MAIS RN também atualiza a publicação, com um formato que assegura a compreensão e a agilidade da leitura.

 

Confira os números detalhados do Focus na plataforma de Business Intelligence (BI) do Observatório Mais RN: bit.ly/44KafxR