Prefeitura de Guamaré lança programa com cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo SENAI-RN

27/07/2022   15h35

Inscrições para seleção poderão ser feitas online, em página criada pela prefeitura, ou presencialmente no município

 

A prefeitura de Guamaré dá largada nesta quarta-feira (27) à terceira edição do programa “Conquiste”, que vai promover cursos profissionalizantes gratuitos no município, com foco, na primeira fase, em 120 vagas para cursos técnicos de Automação, Eletrotécnica, Eletromecânica e Petróleo e Gás, com carga horária de 1.400 a 1.620 horas.

 

O programa será executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), principal referência do SENAI no Brasil em educação profissional para as indústrias de energia e do gás.

 

Como concorrer às vagas

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir das 19h, desta quarta-feira (27), até o dia 3 de agosto, no site (https://guamare.rn.gov.br/conquiste), ou presencialmente – das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira, na sede da Secretaria de Indústria e Comércio, no Centro de Guamaré, ou no prédio do Centro de Inclusão Digital(CID), em Baixa do Meio.

 

Os pré-requisitos para concorrer às vagas variam, mas há possibilidade de participação para pessoas a partir de 16 anos, com ensino médio concluído ou em andamento, e residência comprovada no município.

 

Na primeira fase, os cursos são voltados a pessoas que buscam a primeira formação técnica. 

 

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Energia e Serviços Especiais, Raphael Olegário, o programa de capacitação foi formatado a partir de pesquisa realizada pela prefeitura, junto à população do município, para identificar as áreas de qualificação que mais despertam interesse e demanda.

 

“Este é um programa audacioso, que receberá investimento de aproximadamente R$ 2,02 milhões da prefeitura, e que tem o objetivo de entregar mão de obra qualificada e aprimorada para o mercado de trabalho”, disse Olegário. 

 

Segundo secretário, programa foi formatado a partir de pesquisa realizada junto à população do município

 

O Programa

Ao todo, 19 cursos foram selecionados para a iniciativa e vão ofertar mais de 1.200 vagas de capacitação, distribuídas em diferentes fases do programa.

 

Na primeira fase, que será lançada a partir das 19h desta quarta-feira, no Centro de Convenções de Guamaré, serão realizados os cursos técnicos da programação.

 

As aulas serão ministradas pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e pelo Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB), do SENAI-RN, com início previsto na segunda quinzena de agosto.

 

“O SENAI está indo ao município com unidades móveis, que são salas de aula sobre quatro rodas, completamente equipadas para dar a oportunidade de aprendizagem tanto do conteúdo teórico quanto da prática dos cursos”, explica a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira.

 

A assessora ressalta que as oportunidades englobam áreas de formação que tradicionalmente têm predominância masculina, mas que “isso não deve ser visto como barreira pelas mulheres”. “A qualificação deve ser enxergada como possibilidade para todas as pessoas e esperamos que o público feminino também compareça para se inscrever no processo seletivo”, enfatiza.

 

Amora Vieira, do SENAI: Oportunidades de participação são para homens e mulheres em todos os cursos oferecidos

 

Os outros 15 cursos contemplados no programa terão duração de 08 a 160 horas e receberão inscrições em prazo a ser divulgado pela prefeitura.

 

As áreas envolvidas vão desde Eletricista Industrial, Instalação de Sistemas Fotovoltaicos, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado, Soldador Elétrico Chaparia, Encanador e Assistente Administrativo, até segurança do trabalho (NR 10, NR 13 Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras, NR 20 Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, NR 33 Espaços Confinados para Trabalhadores Autorizados e Vigias, NR 35 Trabalho em Altura, Qualidade, Segurança Meio Ambiente e Saúde – QSMS, Primeiros Socorros, Educação no Trânsito e GWO BST,  um treinamento especializado em tornar o trabalho mais seguro dentro dos parques eólicos).

 

Sobre o Conquiste

O Conquiste foi criado em 2017 pela prefeitura de Guamaré e ofertou 280 vagas em cursos profissionalizantes de curto prazo na primeira edição. Na segunda edição, lançada em 2019, foram mais 440 vagas em 22 cursos de curta duração. Segundo a prefeitura, esta é a primeira vez que serão oferecidos cursos técnicos de longa duração por meio da iniciativa. A nova edição do programa será realizada em quatros etapas, ofertando mais de 1.200 vagas.

 

Sobre o SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).