Presidente da FIERN debate novas parcerias com o CREA-RN

14/11/2022   19h12

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, recebeu a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado (CREA-RN), Ana Adalgisa Dias, nesta terça-feira (14), na Casa da Indústria, sede da FIERN. No encontro, foi debatido o desenvolvimento conjunto de novas parcerias visando o desenvolvimento do Estado.

 

Em abril, FIERN e CREA-RN assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para elaboração de pesquisas e compartilhamento de dados. Esse acordo viabilizou a elaboração de uma agenda para o desenvolvimento do RN pelo MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico da FIERN, junto ao CREA-RN, que foi entregue aos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado.

 

Na reunião, o presidente da FIERN ressaltou que essa atuação “é para mudar a realidade do Estado por meio do desenvolvimento”. “Podemos criar ainda mais com o MAIS RN em parceria com o CREA. Acho muito importante colaborarmos com as pautas do Conselho”, completou Amaro Sales.

 

Já a presidente do CREA-RN disse que “tendo em vista a boa repercussão da Agenda criada junto ao MAIS RN, a intenção é realizar novas parcerias para outras demandas do Conselho”. “Temos diversas pautas que podem trazer benefícios para a sociedade por meio da valorização dos profissionais da engenharia e consequente melhoria da prestação de serviços”, acrescentou.

 

Agenda para o desenvolvimento

 

O MAIS RN, em parceria com o CREA-RN, desenvolveu uma agenda propositiva para o desenvolvimento do estado, mostrando diversos eixos e ações práticas para o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte. A equipe do núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN visitou inspetorias do Conselho nas cidades de Caicó, Mossoró, Assú e Pau dos Ferros para realizar os diagnósticos junto aos inspetores do CREA-RN e a especialistas do ramo das engenharias, agronomia e geociências.

 

Esse documento se assemelha à Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, produzida pelo Mais RN em 2021, com diagnósticos e ações práticas em diversos setores-chave da economia do estado. O objetivo da agenda do CREA-RN é mostrar propostas sobre os principais problemas detectados nos eixos que englobam obras, legislação, meio ambiente, mercado e serviços, capital humano, financiamento e políticas públicas.