Presidente da FIERN destaca o setor de petróleo como expressivo e estratégico para o RN no Mossoró Oil & Gas

22/11/2023   13h04

 

O presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, participou da abertura do Mossoró Oil & Gas Expo, em Mossoró, na tarde desta terça-feira (21). Em seu discurso na abertura do evento, o presidente da FIERN destacou a importância do setor para a economia do Rio Grande do Norte. Citou números expressivos do segmento e registrou que o Sistema FIERN sempre esteve presente nesse evento e que se associa, mais uma vez, a todos os atores e instituições, para fazer mais e melhor pelo desenvolvimento dessa atividade industrial. Ainda registrou que o IEL, SESI e SENAI, estão articulados e determinados para apoiar a produção fabril e cuidados com os colaboradores.

 

“Com a descoberta do campo de Pitu em águas profundas da Bacia Potiguar, esse novo momento da Petrobras no estado leva a um investimento de trezentos milhões de dólares inicialmente. Então é de uma expressão muito forte para o nosso estado. Temos que fazer referência aqui também às onze empresas que operam na região Oeste Potiguar. Essas empresas têm uma projeção de empregabilidade de cinco mil pessoas, com uma capacidade de reativar 616 poços e com uma previsão de perfurar mais 1.600 poços, imaginem toda essa movimentação e oportunidades geradas nessa região. O segmento tem números expressivos e é estratégico para o Rio Grande do Norte”, destacou o presidente da FIERN, Roberto Serquiz.

 

O Mossoró Oil & Gas Expo começou como Fórum do Onshore Potiguar, em 2016. Na oitava edição, tornou-se um evento internacional com foco no setor de petróleo e gás das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que tem como proposta central discutir a extração em terra e águas rasas, bem como, a cadeia produtiva, incluindo fornecedores de bens e serviços nesse segmento.

 

Diante de tal importância, o presidente Roberto Serquiz fez um apelo ao diretor do IDEMA, Werner Farkatt, destacando que “é importante que o órgão ambiental possa encontrar uma maior agilidade de licenciamento desse setor. É fundamental esse empenho, porque é um setor tão estratégico e fundamental para o estado, para que possa não perder oportunidades que estão surgindo”, reiterou o presidente.

 

O evento conta com um estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), onde o público pode conhecer os serviços técnicos e de educação. “Nosso estande estará disponível durante todos os dias do evento, é uma oportunidade de aproximar mais o público e o SENAI. Nós contamos com diversas capacitações, tanto para quem está em busca de uma nova oportunidade, como, também, para quem quer se aperfeiçoar. E uma feira como essa, da magnitude que está se tornando, a presença do Sistema FIERN é fundamental”, destacou Rodrigo Mello, diretor regional do SENAI-RN.

 

Também participaram do evento o vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira, e os diretores Marcelo Rosado e Vilmar Segundo, além do diretor do SENAI em Mossoró, Emery Costa Júnior.