Presidente da FIERN e diretora-presidente da Neoenergia Cosern tratam sobre setor energético

16/05/2023   18h14

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Amaro Sales de Araújo, recebeu a visita institucional da diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, na tarde desta terça-feira (15), na Casa da Indústria. Durante o encontro, o setor de energia e o desenvolvimento do RN, além de trabalhos feitos pela Federação, foram abordados.

Amaro Sales comentou a respeito do mercado de energias, incluindo as renováveis: eólica e solar. Ele também citou o papel do estado no mercado energético com os projetos executados e os que estão em desenvolvimento.nessa área.

Ele também falou a respeito do Observatório MAIS RN, que é o núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da Federação, com rotas estratégicas para diferentes segmentos industriais do estado. “É uma plataforma moderna, funcional, que traz a informação onde o estado é forte”, disse.

Ainda segundo o presidente, uma das missões da FIERN é o fortalecimento da Indústria potiguar e do setor econômico. “Se não tiver economia, não temos indústria”, alertou.

Outro ponto citado pelo presidente foi a respeito do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), que é referência na pesquisa e no desenvolvimento de inovações para o setor de Energias Renováveis, com foco principal de atuação em energia eólica e solar.

No tocante à educação, ele falou a respeito da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, que atualmente tem cerca de 900 alunos, mas a capacidade é de chegar a 1.100 estudantes. Amaro Sales enfatizou o trabalho para possibilitar oportunidades de qualificação profissional tanto no SESI quanto no SENAI. “Fica o convite para a senhora ir conhecer as duas instalações e toda essa estrutura”, pontuou.

Fabiana Lopes é a primeira assumir a presidência da Neoenergia Cosern e está no cargo desde dezembro de 2022. Ela frisou que não é mais uma companhia de energia elétrica, mas companhia de energia. “Tudo que é relacionado à geração de energia nos interessa”, disse.

Ela se mostrou interessada em ações para o desenvolvimento do estado e também quer conversar a respeito de possíveis parcerias com a Federação. “A energia é importante na tomada de decisão do investidor. Isso atrai investimentos e gera desenvolvimento”, analisou.

Para o diretor primeiro-tesoureiro da FIERN e presidente eleito para o mandato 2023/2027, Roberto Serquiz, a energia não pode ser um peso para o consumidor e tem que ter eficiência na geração e distribuição. “Estamos em um momento de oportunidades de transformação”, concluiu.

Participaram também da reunião os superintendentes do SESI-RN, Juliano Martins, e do IEL-RN, Juan Saavedra; o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; a gerente de Comunicação, Juliska Azevedo; o consultor de comunicação da FIERN, Ricardo Rosado; o superintendente Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern, Júlio Giraldi; o assessor de comunicação, Paulo Araújo; e a gerente de Relacionamentos Institucionais, Karine Severo.