Presidente da FIERN e executivos da Ânima destacam possibilidade de ampliação das parcerias

20/08/2024   14h09

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e o vice-presidente Francisco Vilmar Pereira, receberam diretores e executivos da Ânima, grupo educacional de ensino superior integrado por universidades presentes em doze estados, entre os quais a UNP. Durante o encontro — com a participação da CEO da Ânima, Paula Harrara e do fundador, Marcelo Bueno —, em um diálogo sobre os desafios da educação no país e do Estado, com ênfase na necessidade de garantir formação profissional, foi definido o desenvolvimento de estudos para ampliação das parcerias entre as duas instituições.

 

“Tivemos um diálogo profícuo, voltado ao fortalecimento de laços entre uma grande instituição de ensino com o Sistema Indústria no Rio Grande do Norte”, afirmou o presidente da FIERN. “Houve, portanto, um alinhamento de perspectiva sobre como poderemos, com essa junção de forças, ter uma ampliação dos resultados, focados na educação, desta aproximação”, acrescentou, ao destacar os resultados da reunião, que ocorreu nesta segunda-feira (19).

 

Roberto Serquiz informou que o diálogo indicou a possibilidade de projetos que contribuam para uma formação coerente com as necessidades de mudança de comportamento e assimilação de valores que os profissionais devem assegurar e, com isso, tenham as bases de uma trajetória promissora. Ele apontou que isso é fundamental no momento atual de transformações no “mundo do trabalho”.

 

“A ênfase não foi só o ensino, mas em um contexto para o qual é necessário estarmos todos atentos e, assim, prontos a colaborarmos com uma nova visão, na qual o ensino superior está junto a quem faz o trabalho técnico”, disse. “E com o pensamento, sobretudo, nos desafios das profissões, nas mudanças que ocorrem no mundo, com impacto no trabalho, na atualização das profissões. Enfim, com a perspectiva de que é preciso ter essa visão macro, com foco no empreendedorismo”.

 

O presidente da FIERN observou que, com essa orientação, o Sistema FIERN e a UnP vão, a partir deste encontro, renovar a interlocução para que possam desenvolver projetos em conjunto. “A motivação é levar a formação profissional para o caminho das exigências da atualidade e do futuro. Então, ficou um resultado prático para atuar nesse contexto e ampliar as parcerias”, reforçou.

 

A CEO [sigla em inglês que designa diretor executivo] da Ânima, Paula Harraca, também destacou as possibilidades de iniciativas conjuntas. “Hoje é um dia muito especial porque o Grupo Ânima Educação, reabre as portas desse vínculo tão importante com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte”, disse. “Isso propicia oportunidades para somar forças e, juntos, impulsionarmos melhorias na competitividade, na inovação, na sustentabilidade da indústria do Estado”, salientou.

 

Ela disse também que as instituições que integram o grupo educacional têm “espaços criativos e potentes que não são apenas ‘salas de aula’, mas que também permitem trocas, que acontecem entre educadores e alunos e nos quais é possível pensar os desafios futuros”.

 

A Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País. O grupo está presente em doze Estados com operação presencial, tem 25 marcas educacionais e soma em torno de 400 mil alunos. A organização se qualificou para o segmento do Novo Mercado da B3, na Bolsa de Valores, quando da abertura de capital da Companhia em 2013.

 

Renovar e ampliar parcerias

Fundador da organização educacional, Marcelo Bueno, classificou a reunião na FIERN como “emblemática”. “Nesse encontro há um simbolismo muito importante para nós, temos a honra de continuar o legado da UNP, de tanta dedicação à educação de qualidade”, ponderou. “Então, reabrir esse canal de união e esforço conjunto é muito relevante, para fazer um Rio Grande do Norte melhor, um Brasil melhor. E deixar um país, um estado, uma cidade melhores para os nossos filhos, netos, passa especialmente pela educação, pela união entre os setores privado e público. Essa reunião mostra que estamos no caminho certo”, enfatizou.

 

Para Vilmar Pereira, a possibilidade de ampliação das parcerias entre as instituições que integram o Sistema Indústria e a universidade do grupo Ânima no RN é salutar e dará novos resultados para a educação e formação profissional do Rio Grande do Norte. “Citei que conheço bem a atuação da UnP, ao falar sobre a trajetória da minha filha, que concluiu o curso de Odontologia na instituição, fez concurso para a USP [Universidade de São Paulo], para o qual estavam abertas duas vagas, e ela passou em primeiro lugar”, narrou. “Então, essa é a UNP que conheço e que, nesta nova aproximação, poderá contribuir com a indústria do Estado”, observou.

 

Educação
Para o diretor do SENAI, Rodrigo Mello, essas parcerias são bem-vindas e devem assegurar novos resultados positivos nos esforços comuns de contribuir para avanços na educação. “Essa iniciativa de buscar um caminho mais forte na aproximação, com uma contribuição especial para educação no Rio Grande do Norte, é muito bem-vinda”, disse. “Trata-se de algo louvável e o SENAI fica orgulhoso de fazer parte de projetos para que tenhamos uma educação vigorosa e o Rio Grande do Norte, que tem dado sinais de que precisa desse vigor”, salientou.

 

O superintendente do SESI, Juliano Martins, afirmou que as possibilidades de parcerias, resultado dessa interlocução, tem perspectivas de propiciar novos resultados para programas que assegurem educação com qualidade e excelência no RN. “Trata-se de um grupo educacional importante nacionalmente e tem apresentado seus projetos e atuação, em um programa no qual há uma aproximação ainda mais forte com o setor produtivo”, disse. Em seguida ponderou que essas parcerias são relevantes para o SESI.
“Há uma sinergia, uma vez que o SESI é também uma instituição de ensino, principalmente em um aspecto que citaram, da atuação do centro de formação de docentes que há na instituição, algo que pode contribuir no projeto de interiorização da educação do SESI”, informou o superintendente do Serviço Social da Indústria.

 

Também participaram da reunião, na Casa da Indústria, o vice-presidente de Operações da Ânima, Rogério Loureiro; o diretor de Operações, Abílio Gomes; o diretor geral da UnP, Guilherme Guerra; a diretora adjunta, Bárbara Azevedo; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; a gerente de comunicação do Sistema FIERN, Juliska Azevedo; a diretora de Comunicação e Marketing da Anima, Marina Marques, e a gerente de Marketing Regional, Barbara Fuchicima.