Presidente da FIERN participa da reunião do Conselho do Instituto Santos Dumont

24/05/2023   12h24

Presidente da FIERN e 1º secretário da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Amaro Sales de Araújo, participou da reunião, desta quarta-feira (24), do Conselho de Administração do Instituto Santos Dumont (ISD). Amaro Sales é o representante da CNI no Conselho do Instituto.

A reunião foi dedicada à discussão dos relatórios financeiros e gerenciais do ISD, referentes ao primeiro semestre de 2023. O Conselho de Administração é o órgão de deliberação superior do Instituto formado por representantes do poder público, de entidades da sociedade civil e dos associados.

Na reunião desta quarta-feira, também foi aprovada as indicações da diretora de Desenvolvimento em Educação e Saúde, Gisele Viana Pontes, e da presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Mercedes Maria Cunha Bustamante, para integrar o colegiado, nas vagas de representantes titulares do Ministério da Educação (MEC). Também foi aprovada a indicação dos suplentes — a assessora do MEC, Maria Cristina Manno, e o diretor de Programas e Bolsas no País, Laerte Guimaraes Ferreira Júnior.

Idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, o Instituto Santos Dumont é oficialmente reconhecido, em decreto, como uma Organização Social, o que oficializa o formato de parceria entre os setores público e privado que possibilita a instituição sem fins lucrativos obter recursos do Estado para executar atividades de interesse público.

Atualmente, o ISD desenvolve atividades por meio de Contrato de Gestão firmado com o Ministério da Educação (MEC). O Instituto mantém Termo de Convênio firmado com a UFRN em vários dos seus projetos e também é parceiro de outras entidades brasileiras, além de colaborar com instituições dos Estados Unidos, Escócia, Japão, França, México, Portugal, Suécia e Suíça.

Entre as unidades do ISD, está o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, localizado em Macaíba-RN, que desenvolve pesquisas científicas inovadoras em Interface Cérebro-máquina e Neuromodulação. Tem, ainda, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), situado em Macaíba-RN, dedicado à formação, desenvolvimento e educação permanente de profissionais de saúde. Integra o SUS como serviço de referência para a atenção multidisciplinar à saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte.

Após a participação na reunião do Conselho de Administração do ISD, Amaro Sales destacou que é importante a representação da indústria neste colegiado para “manter e cada vez mais ampliar a relevante interlocução do setor produtivo, com uma Instituição que tem relevante atuação na área científica e avançados projetos de pesquisa”.