Presidente da FIERN se reúne com APER e ressalta importância da defesa da energia renovável

7/02/2022   19h11

Os números da energia solar no Rio Grande do Norte e o crescimento do setor em 2021 foi apresentado ao presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales de Araújo, em reunião com representantes da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER). O encontro aconteceu nesta segunda-feira (7), na Casa da Indústria.

O presidente da APER, Max Assunção, e o vice-presidente, José Maria Vilar, responsável pelo levantamento das informações a respeito desses números, mostraram a “Evolução da energia solar distribuída no Rio Grande do Norte”.

Segundo dados da Associação, no ano passado, o segmento atraiu em território nacional mais de R$ 21,8 bilhões em investimentos e cresceu 78,6%, enquanto no Rio Grande do Norte o crescimento foi de 124,5%, acima também da Região Nordeste, que cresceu 95,7%. Em 2021, os investimentos estimados no RN foram superiores a R$ 543 milhões.

A estimativa para este ano é superar R$ 1 bilhão. Para se ter ideia do que isso representa, dos 167 municípios potiguares, 164 cidades já possuem energia solar.

O presidente da FIERN ressaltou a relevância da atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), “em abraçar as instituições e indústrias que estão em defesa da energia renovável”.

Amaro Sales destacou ainda a importância de a Federação contribuir para traçar objetivos em direção a um custo menor para indústrias e empresas geradoras de energia. “É preciso essa aproximação da indústria com o ISI-ER e o CTGAS-ER”, disse.

José Maria Vilar, vice-presidente da APER, comentou a importância em inserir empresas potiguares na cadeia da energia renovável e frisou a “ótima parceria” existente entre a entidade o CTGAS-ER.

Também participaram da reunião, o diretor regional do SENAI, Emerson Batista e o diretor do CTGAS-ER e do ISI, Rodrigo Diniz de Mello.