Presidente da FIERN se reúne com diretores de empresa com projeto de R$ 2,5 bilhões em energia solar no estado

25/05/2023   10h33

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, se reuniu, nesta quarta-feira (24), com o vice-presidente de Finanças e Gestão de Ativos no Brasil da Scatec, Marcelo Dias, e o CLO da empresa, Ariel Ingber. Em pauta, a aproximação institucional e os investimentos feitos pela empresa no estado.

Atualmente, a Scatec – junto com a Hydro e a Equinor – está em fase de construção do projeto Mendubim, que são 13 usinas solares com 531 MW localizados na cidade de Assu em um investimento da ordem de R$ 2,5 bilhões na construção de um dos 10 maiores parques da América Latina. “No último trimestre deste ano vamos iniciar a operação do parque”, informou o vice-presidente.

O presidente da FIERN disse que, ao longo da sua gestão, tem acompanhado o crescimento e desenvolvimento do setor de energia no estado e a perspectiva é de ampliação nos próximos anos. “O Rio Grande do Norte está no radar das energias no mundo”, afirmou. Além da energia solar e eólica, Amaro Sales citou o potencial em hidrogênio verde e disse acreditar que, em até cinco anos, vai acontecer a transição energética no mundo.

Ele elogiou o investimento feito pela Scatec no estado e o que isso representa para a economia. “Além da produção de energia, precisamos ver que há geração de emprego e renda sem falar na qualificação das pessoas”, declarou.

Segundo o vice-presidente da empresa, no pico da obra são gerados 1.200 empregos. Marcelo Dias ressaltou a vontade em continuar investindo no Rio Grande do Norte. “O Brasil é um dos mercados com foco de atuação da Scatec para os próximos anos e estamos buscando novos projetos no estado”, afirmou. E convidou o presidente Amaro Sales para conhecer a estrutura do parque em construção na cidade de Assu.

Diante da informação de futuros investimentos, Amaro Sales citou a crescente demanda por informações que chegam à FIERN sobre o setor de energia e sobre a atuação do SENAI-RN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), na área de capacitação profissional, desenvolvimento de pesquisa e tecnologia na área de energias, além trabalho desenvolvido pelo SESI no tocante à saúde, segurança no trabalho, área social, colocando ambos à disposição da Scatec para tratativas de futuras parcerias.

Presente à reunião, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, informou que, em 2022, a instituição recebeu 32 missões dos diversos estado do Brasil e de outros países. “Acredito que uns 80% tenham sido delegações estrangeiras”, pontuou.

O CLO da empresa, Ariel Ingber, citou a mudança proporcionada por investimentos como esse quando chegam às cidades. “Além dos empregos gerados, há ainda a qualificação de mão de obra e o impacto social econômico nas comunidades com a integração da usina no dia a dia da comunidade”, explicou.