Presidente da FIERN visita obras para instalação de centro de panificação no SENAI Mossoró

19/04/2023   17h34

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, visitou nesta quarta-feira (19), o Centro de Educação e Tecnologia Ítalo Bologna, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), em Mossoró. Acompanhado pelo diretor do CETIB e do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Petróleo e Gás, Emery Costa Júnior, Amaro Sales percorreu todos os departamentos da unidade, cumprimentou colaboradores e alunos, além de visitar as obras de construção do centro de panificação.

Com o novo espaço, o SENAI Mossoró passará oferecer cursos técnicos de aprendizagem inicial, aperfeiçoamento e de qualificação nas áreas de panificação e confeitaria. A construção atende a um pleito do Sindicato das Indústrias de Panificação de Mossoró, Região Oeste e Costa Branca (Sindpam Mossoró) e irá beneficiar todo o setor.

Durante a visita, o presidente destacou a importância do SENAI Ítalo Bologna –  um dos cinco centros do SENAI no estado – para o desenvolvimento de Mossoró e região Oeste potiguar, com a oferta de cursos profissionalizantes em diversas áreas. “O SENAI Mossoró, o Ítalo Bologna, é historicamente importante dentro do Sistema FIERN pela excelência na educação profissional oferecida nas áreas de soldagem, petróleo, gás, entre outras, e, em breve, contará também com oferta de qualificação profissional na área de panificação, beneficiando a indústria local”, destacou o presidente.

O diretor do SENAI Mossoró explica que as obras para construção do novo espaço foram iniciadas na última semana e devem durar cerca de 60 dias. “A partir daí poderemos oferecer a população um novo leque de cursos”, disse Emery Costa Júnior.

Atualmente, o Centro possui um portfólio diversificado de cursos nas áreas: Construção Civil, Confecção do Vestuário, Alimento, Eletricidade, Energias, Automação, Metalmecânica, Gestão e Tecnologia de Informação.

SENAI Mossoró

Em Mossoró, o SENAI começou as atividades em 1954 com a oferta de cursos de aprendizagem em Marcenaria e Carpintaria, e funcionou, inicialmente, no prédio da Escola Diocesana. Em 1971, foi construído o prédio do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB) para atender a demanda da indústria local. O CETIB foi inaugurado em 30 de setembro de 1972 e formou a primeira turma de Marcenaria para a empresa TERMISA – Terminal Salineiro.

A unidade se destaca também em olimpíadas e torneios de formação profissional em âmbito nacional e internacional. Ele lembra alunos do Centro representou o Brasil no WordSkills, a maior competição do país e global de educação profissional, obtendo medalha de ouro. Também foram obtidas medalhas de outro, prata e prazo e bronze na olimpíada do conhecimento nacional em soldagem e estrutura metálica.