Presidente e diretor 1º tesoureiro da FIERN participam da inauguração da Escola SESI de Referência de Pernambuco

14/02/2023   17h52

Presidente da FIERN, Amaro Sales, e Diretor-presidente da FIEPE, Ricardo Essinger

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, e o diretor 1º tesoureiro da Federação, Roberto Serquiz, participaram da inauguração da primeira Escola SESI de Referência de Pernambuco, no município de Paulista. O evento aconteceu nesta terça-feira (14), com presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, do ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, além de presidentes e dirigentes de Federações da Indústria de diversos estados.

A escola tem o objetivo de formar alunos críticos e preparados para serem protagonistas das suas vidas dentro e fora da sala de aula. A nova estrutura recebeu um investimento de mais de R$ 8 milhões e terá capacidade para atender 1.400 alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio no ano letivo de 2023, oferecendo uma infraestrutura moderna e tecnologia de ponta, voltada para a Educação Digital.

“Ninguém muda a história de uma nação a não ser pela educação. Nesse sentido, é muito importante que um estado como Pernambuco disponha de um equipamento como uma Escola SESI de Referência”, afirma Amaro Sales. “Temos, na SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, também, uma unidade de referência, com ensino de ponta, que oferece recursos tecnológicos inéditos no estado e já contabiliza resultados importantes no desempenho destacado de nossos alunos”, acrescenta Amaro.

Já o diretor 1º tesoureiro da FIERN afirma que “o mundo que muda o tempo todo precisa de uma educação de referência”. “Assim enxergo a implantação das Escolas SESI de Referência, que reúnem ciência, tecnologia, matemática, artes e engenharia, proporcionando uma educação com uma abordagem mais criativa. A exemplo do que já ocorre em nosso estado com a SESI Escola SGA, hoje testemunhamos esse avanço na unidade de Paulista, em Pernambuco”, completa Serquiz.

De acordo com a diretora de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, a Escola SESI de Referência de Paulista trará educação voltada ao mundo moderno. “Por meio da modernização dos ambientes de aprendizagem, a atuação da área de educação do SESI é direcionada às reais necessidades do mundo moderno, em atendimento à indústria e possibilitando o preparo dos estudantes para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho”, destaca a diretora de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto.

Para isso, a escola contará com uma infraestrutura moderna e tecnológica e com um currículo próprio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que oferece uma proposta pedagógica baseada na metodologia STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics).

Uma educação que utiliza as metodologias investigativas de ciências, matemática e engenharia, bem como de artes & design, em sinergia com os processos educativos e tecnologias diferenciadas (robótica, programação, laboratórios portáteis de ciências, plataformas adaptativas de aprendizagem) para formar um aluno crítico, criativo e preparado para atuar nos mais diferentes campos de trabalho existentes e aqueles que ainda virão em um futuro muito próximo.

Outro ponto de destaque da modernização da unidade é que o modelo tradicional será substituído por salas laboratórios que permitirão a vivencia de aulas em espaços específicos de cada área de conhecimento facilitando o acesso a recursos e ferramentas de ensino para o professor e de aprendizagem significativa para os estudantes proporcionando novas experiências e contribuindo para o desenvolvimento pleno.