O presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN) e um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Gabriel Calzavara, representou a FIERN na abertura da 19ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam), na última terça-feira (13), no Centro de Convenções de Natal.
A Feira é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC) e por associações estaduais de criadores, com patrocínio do Sistema FIERN. O evento reúne empresários de toda a cadeia produtiva da carcinicultura, pesca e aquicultura para exposições de marcas, rodadas de negócio e de investimento; além de estudantes e pesquisadores em eventos técnico-científicos para aprimoramento da construção do conhecimento sobre essas atividades.
Para o presidente do SINDIPESCA-RN, o evento consolida o debate sobre a produção de camarão em todo o Brasil. “Quase vinte anos atrás, a feira institucionalizou, aqui no Rio Grande do Norte, um alto nível de debate sobre a produção de camarão”, comentou Calzavara.
“A carcinicultura abriu o Brasil para toda a aquicultura. Foi o camarão o grande abre-alas para o desenvolvimento da pecuária pesqueira. Então, essa feira consolida isso, traz inovações tecnológicas e cria networking entre as empresas e pesquisadores”, completa.
O presidente da ABCC, Itamar Rocha, destacou que o evento tem potencial de mostrar a importância da carcinicultura no país. “Que a Fenacam, reunindo autoridades e representantes de importantes entidades do setor produtivo, além de promover o profundo debate técnico, possa mostrar que uma atividade tão nobre deve ser valorizada”, afirmou.
Uma das autoridades presentes na abertura do evento foi o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. “O ministério está não apenas participando com apoio formal, mas também com troca de ideias nas atividades técnicas”, ressaltou. “A aquicultura e carcinicultura têm um encontro marcado, nesses últimos 19 anos, aqui em Natal, com a participação das pessoas que fazem essa atividade acontecer aqui presentes ou representadas”, concluiu.
Já a governadora Fátima Bezerra agradeceu a presença de representantes do setor produtivo no evento. “O Rio Grande do Norte fica honrado de sediar este grandioso evento que já se notabilizou como uma das mais importantes referencias na expansão e fortalecimento da pesca e carcinicultura no nosso país”, finalizou.
O presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia, também participou da solenidade de abertura do evento.
FENACAM
Realizada entre os dias 15 e 17 de novembro de 2023, a 19ª edição da Feira Nacional do Camarão como meta e característica, a permanente busca pela transferência de conhecimentos técnicos e mercadológicos, pelo que buscam sempre, o aprimoramento dos conhecimentos e a integração das cadeias produtivas.
Dentro do evento, serão realizados o XIX Simpósio Internacional de Carcinicultura; XVI Simpósio Internacional de Aquicultura; XIX Sessões Técnicas e Cientificas – Aquicultura e Carcinicultura, XIX Festival Gastronômico de Frutos do Mar e, XIX Feira Internacional de Serviços e Produtos para a Aquicultura. A programação contará com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais e com a fina flor da Cadeia Produtiva da aquicultura mundial e brasileira.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud