Primeira Especialização Técnica do RN em energia solar estreia com palestra da ABSOLAR

6/05/2022   17h20

Especialização do CTGAS-ER, do SENAI-RN, estreia em momento de forte expansão do setor no Brasil

 

A primeira Especialização Técnica do Rio Grande do Norte em Sistemas Fotovoltaicos – os sistemas que geram energia solar – estreia oficialmente nesta terça-feira (10), com palestra de lançamento transmitida ao vivo, no YouTube, sobre mercado, campo de atuação profissional e empregabilidade na área.

 

A especialização é promovida pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS), do SENAI-RN, referência do SENAI no Brasil em educação profissional para o setor de energia, a cadeia produtiva do hidrogênio a partir de fontes renováveis e as indústrias do gás.

 

Rafael Marques, engenheiro eletricista e especialista Técnico e Regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), principal entidade representativa do setor solar fotovoltaico no Brasil, é o palestrante convidado. 

 

Em razão de disponibilidade de agenda, a pedido da ABSOLAR, o executivo substituirá o diretor Técnico e Regulatório da Associação, Carlos Dornelas, no evento.

 

A apresentação será transmitida a partir das 19h30 no canal HIT – Hub de Inovação e Tecnologia, no YouTube, com perspectivas de atrair todas as pessoas interessadas em avançar profissionalmente nesse mercado.

 

Rafael Marques, especialista técnico e regulatório da ABSOLAR, é o palestrante convidado para o lançamento

 

Competências

“O setor de energia solar está numa velocidade gigantesca no Brasil, com muita atenção, muito desempenho nas instalações de geração distribuída, e, de uma vez por todas, iniciando a operação da geração centralizada de grandes parques”, diz o diretor do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, destacando “a necessidade de competências técnicas no mercado para que esses/as profissionais tenham o desempenho que o setor de energia exige”.

 

A especialização técnica em sistemas fotovoltaicos será a segunda do CTGAS-ER com foco no setor de energias renováveis. A primeira, lançada em 2014, é voltada à energia eólica e já formou mais de 3 mil profissionais de todas as regiões do Brasil.

 

“Dificilmente você vai a um parque de geração de energia eólica que não tenha um ex-aluno do nosso curso de especialização”, observa Mello. “Agora, estamos trabalhando fortemente para que essa realidade se repita no setor de energia solar, para que daqui a algum tempo tenhamos grandes profissionais distribuídos nos parques de geração centralizada e auxiliando nas atividades de geração distribuída”, acrescenta.

 

O Curso

O curso de Especialização em Sistemas Fotovoltaicos terá duração de um ano e será ofertado em formato semipresencial, com aulas teóricas na modalidade EAD – Educação à distância – e as práticas realizadas no CTGAS-ER, instalado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal.

 

As inscrições para a primeira turma estão abertas até 31 de maio e podem ser feitas online, no site do Senai (Clique AQUI para acessar), ou presencialmente. O início das aulas é previsto para junho.

 

O programa foi construído de forma conjunta por equipes de instrutores/as de educação e tecnologias do CTGAS-ER, especializados na área, e de pesquisadores/as de energia solar do ISI-ER.

 

Os conteúdos que serão abordados vão desde introdução a sistemas fotovoltaicos e projetos fotovoltaicos para sistemas de geração distribuída, passando por segurança do trabalho, comissionamento, gestão – operacional da implementação de sistemas fotovoltaicos e técnica da Operação e da Manutenção – e viabilidade técnica e econômica.

 

O público-alvo são pessoas com graduação ou cursos técnicos em áreas correlatas. Estão sendo ofertadas, ao todo, 60 vagas.

 

Mello, diretor do CTGAS-ER: “Há necessidade de competências técnicas no mercado para que esses/as profissionais tenham o desempenho que o setor exige”

 

Palestra

Na palestra com a ABSOLAR – cujo tema será “Visão geral do setor solar FV brasileiro” – questões como empregabilidade e em que pé anda o mercado estarão no centro da discussão. 

 

“A ABSOLAR é a representante maior da indústria de energia solar no Brasil. É nela que estão congregadas todas as empresas de produção de energia solar no país, dos mais diversos tipos, tamanhos e objetos. Então ouvir nesse momento a opinião da Associação é estar interagindo com o atual mercado, sabendo que por ela irão passar as oportunidades de empregabilidade, de acesso a novas tecnologias, de geração de novos negócios”, diz Rodrigo Mello. 

 

Rafael Marques, que representará a Associação na palestra, tem 20 anos de experiência no setor elétrico, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão de energia, planejamento energético, comercialização, estudos de preços, tarifas, gerenciamento de contratos e de riscos, além de participação em leilões (geração e transmissão). Ele é eletricista formado pela PUC-Campinas, com especialização em Coordenação e Operação de Sistemas Eletroenergéticos – UNICAMP e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica – FGV.

 

SAIBA MAIS

O setor de energia solar está aquecido no Brasil, assim como a busca por profissionais especializados. Dados da ABSOLAR mostram que, desde 2012, a fonte solar fotovoltaica já gerou 450 mil empregos no mercado nacional e movimentou mais de R$ 78,5 bilhões em investimentos privados. No ranking do Nordeste, o Rio Grande do Norte aparece entre os cinco maiores produtores.

 

Desde 2017, o CTGAS-ER formou mais de 1000 profissionais em cursos 100% EAD, semipresenciais e presenciais voltados à atividade, incluindo, por exemplo, Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, Introdução às Tecnologias de Geração Fotovoltaica, Instalações Elétricas e Fotovoltaicas, Introdução à Energia Solar Fotovoltaica, Projetos e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos – Geração Distribuída e Boas Práticas na Manutenção em Sistemas Fotovoltaicos. Cursos como Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos e técnico em Eletrotécnica, que têm relação direta com a área, também são oferecidos.

 

O Centro desenvolveu, ainda, um programa de certificação profissional específico para o setor, em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio de Trier, da Alemanha. A certificação é voltada a profissionais que atuam instalando sistemas fotovoltaicos no mercado e atesta que estão aptos/as a executar o serviço utilizando boas práticas.

 

SERVIÇO:

O que: Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos

Onde: CTGAS-ER, do SENAI-RN

Mais Informações:

84 3204-8114 / 3204-8118 (para ligações e mensagens de WhatsApp)

No site: https://www.rn.senai.br/matricula-online/?p=turmas_ead&curso=ESP.00006

 

*Texto editado em 10/05/2022, para informar mudança no nome do palestrante e substituir informações relacionadas a ele.