Produção industrial potiguar apresenta queda em dezembro, aponta Sondagem da Indústria/FIERN

26/01/2023   10h48

A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN em parceria com a CNI, mostra que a produção industrial potiguar voltou a cair em dezembro de 2022 (47,2 pontos), após ter registrado crescimento no mês anterior. Acompanhando o desempenho negativo da produção, o emprego também registrou queda (46,8 pontos). O nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI), por sua vez, atingiu 72%, o que representa aumento de um ponto percentual na comparação com novembro (71%). Com essa alta, a UCI está cinco pontos percentuais sobre do índice de dezembro de 2021 (67%) e está dois pontos percentuais acima de sua média histórica (hoje em 70%). Além disso, o nível de estoques de produtos finais recuou na passagem de novembro para dezembro de 2022 (48,5 pontos), e ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria (47,7 pontos).

No quarto trimestre de 2022, os empresários potiguares mostraram insatisfação com suas margens de lucro (44,5 pontos) e com a situação financeira de suas empresas (46,5 pontos). O acesso ao crédito foi apontado como mais difícil do que no trimestre anterior (41,0 pontos). Os empresários avaliaram, ainda, que os preços médios das matérias-primas continuaram em alta, conforme indicador de 60,6 pontos (contra 60,1 pontos do terceiro trimestre).

O principal problema do trimestre, na opinião dos empresários potiguares, foi a elevada carga tributária; seguida pela competição desleal, pela falta ou custo da matéria-prima, pelas dificuldades na logística de transporte e pela insegurança jurídica.

Em janeiro de 2023, as expectativas dos empresários potiguares para os próximos seis são otimistas no que diz respeito à demanda (56,1 pontos), às compras de matérias-primas (53,4 pontos) e à quantidade exportada (53,6 pontos). Contudo, esperam queda no número de empregados (47,5 pontos). A intenção de investimento, por sua vez, voltou a subir, atingindo 56,5 pontos, o que representa avanço de 0,9 ponto em relação a dezembro de 2022 (55,6 pontos), e de 8,8 pontos sobre o indicador de janeiro de 2022 (47,7 pontos) e está 5,9 pontos acima de sua média histórica (hoje em 50,6 pontos).

Quando comparados os resultados por porte de empresa, observam-se, em alguns aspectos, dinâmicas distintas. As indústrias de pequeno porte apontaram aumento na produção industrial em dezembro de 2022, os estoques de produtos finais cresceram, mas ficaram no nível planejado.

Quanto às expectativas para os próximos seis meses, estas esperam queda na demanda, no número de empregados e na compra de matérias-primas. Já as médias e grandes empresas assinalaram produção em baixa; e os estoques recuaram e estavam abaixo do nível desejado. No que diz respeito aos próximos seis meses, estão otimistas quanto à evolução da demanda, das compras de insumos e das exportações, mas esperam estabilidade no número de empregados.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 20/01 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se neste desempenho divergente em algumas variáveis: os empresários apontaram que os estoques de produtos finais estavam acima do nível planejado (51,7 pontos); e demonstraram satisfação com a situação financeira de suas empresas no quarto trimestre de 2022 (51,7 pontos).

Evolução mensal da Indústria
Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 3 e 13 de janeiro de 2023, mostram que a atividade produtiva potiguar apresentou queda de novembro para dezembro de 2022. Ressalte-se, no entanto, que esse comportamento negativo da produção industrial é usual para meses de dezembro.

O indicador de evolução da produção declinou 5,0 pontos em dezembro de 2022, passando de 52,2 para 47,2 pontos, mostrando queda da atividade produtiva comparativamente ao mês anterior (valores abaixo de 50 pontos indicam retração). Em relação a dezembro de 2021, o índice cresceu 3,2 pontos (44,0 pontos). As pequenas empresas avaliaram que houve crescimento da produção (55,0 pontos), enquanto as médias e grandes indústrias apontaram queda, conforme indicador de 44,7 pontos (contra 53,1 e 51,9 pontos da Sondagem anterior, respectivamente).

O indicador de evolução do número de empregados recuou 2,4 pontos em dezembro de 2022, passando de 49,2 para 46,8 pontos, revelando queda no emprego em relação ao mês anterior. Na comparação com dezembro de 2021, o indicador cresceu 2,8 pontos (44,0 pontos). Tanto as pequenas quantos as médias e grandes empresas apontaram queda no número de empregados: indicadores de 45,0 e 47,4 pontos, respectivamente (ante 46,9 e 50,0 pontos, nessa ordem, da Sondagem de novembro).

Para mais informações, acesse a Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativa e de Transformação – FIERN: