Professores da SESI Escola Mossoró ministram aula sobre iniciação científica durante Festival Nacional de Robótica

24/03/2023   11h09

Além de se destacar nas competições do Festival SESI de Robótica, a rede SESI Escola do Rio Grande do Norte também marcou presença nas ações educativas oferecidas no evento. Os professores Leonardo Garcia e Eliezer Targino, da SESI Escola Mossoró, foram convidados para lecionar em uma ação da Escola de Referência do Departamento Nacional do SESI no Festival, realizado de 15 a 18 de março, em Brasília.

 

Os professores apresentaram a ferramenta LabDisc – um dispositivo móvel que funciona como laboratório – e demonstraram seus diversos usos com sensores e conexões com os aparelhos celulares e computadores. O pequeno aparelho substitui mais de 20 instrumentos tradicionais, conta com até 15 sensores diferentes e permite que os alunos calculem pressão atmosférica, latitude e longitude, velocidade, umidade relativa ambiente, potencial hidrogeniônico (PH), além de servir como GPS, calorímetro, sonda de temperatura submersível e outras utilidades.

 

“Ficamos agradecidos pelo convite de podermos levar um pouco da SESI Escola RN para os diferentes públicos de alunos que conheceram o Projeto SESI Escola de Referência”, afirma o professor Leonardo Garcia. “Despertar o interesse dos discentes na ciência utilizando os recursos tecnológicos como o Labdisc favorece o ensino de ciências e de tecnologias, tornando a aprendizagem mais lúdica, tecnológica e significativa, pois os alunos realizavam o experimento, coletavam os próprios dados e faziam suas análises”, complementa.

 

Na demonstração, os professores estimularam o levantamento de hipóteses pelos alunos que participaram da aula. Em seguida, realizaram uma prática experimental sobre a variação de temperatura em ambientes fechados.

 

 

Para isso, utilizaram caixas de papelão envolvidas com diferentes materiais, como tintas branca e preta, capas de tecido, metal e vidro e cobertas com plantas, iluminadas com lâmpadas incandescentes para os alunos aferirem as diferentes temperaturas em cada situação. Após as medições, os discentes analisaram as coletas de dados por gráficos e tabelas e avaliaram se os resultados foram condizentes com as hipóteses.

 

O Departamento Nacional convidou docentes de diversas escolas SESI para ministrarem aulas, nesta ação, abordando temas como letramento digital, com atividade sobre PhET Colorado; design com o recurso do Minecraft Education; pensamento computacional através de atividades com o CoderZ; e de Iniciação Científica com os recursos do LabDisc.

 

 

SESI-RN no 5º Festival SESI de Robótica

 

Realizado entre 15 e 18 de março, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, o 5º Festival SESI de Robótica reuniu mais de 2 mil estudantes de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas das 27 unidades da federação estarão reunidos em um evento gratuito e aberto ao público.

 

A delegação da rede SESI Escola do Rio Grande do Norte contou com 35 alunos na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica, realizado dentro da programação do festival. Os estudantes representaram o RN nas quatro categorias da competição, divididos em seis equipes: Jovens Punarés, Batlego e Guaranis, que disputam na categoria FLL; Equipe Teccactus, na FTC; a Carcaralux, na F1 in schools; e, por fim, a equipe P0t1bot, na categoria FRC.

 

Na premiação, a equipe SESI SENAI P0t1bot conquistou o Spirit Awards — prêmio que celebra o time que conseguiu desenvolver o melhor trabalho em equipe —, enquanto a Jovens Punarés venceu o prêmio Técnico Destaque, recebido pelo professor de Geografia e Atualidades do SESI-RN, Paulo César Palhares.