Professores da SESI Escola realizam metodologias ativas de aprendizagem inspiradas em programa docente inovador

9/03/2023   11h52

 

A partir da formação de professores do SESI Escola RN no Programa de Especialização Docente (PED), a instituição aplica em suas aulas metodologias ativas de aprendizagem. Um exemplo das metodologias ativas de aprendizagem inspiradas no PED Brasil são as iniciativas do professor Leonardo da Silva Garcia, que integra o quadro de docentes que participa do curso de formação do PED Brasil. Ele coloca em prática os conhecimentos e métodos do programa com seus alunos na unidade da SESI Escola de Mossoró.

 

No Ensino de Ciências da Natureza com o Novo Ensino Médio, o professor executa atividade no ensino de Astronomia e Cosmologia de forma lúdica, artística e tecnológica tornando o ensino mais leve e interessante, como também transforma o conhecimento teórico da sala de aula em algo prático e incentivando a criatividade na educação ao resolver os desafios.

 

“Tornar o ensino de ciências mais atrativo e significativo é um desafio para alguns docentes, porém aqui na SESI Escola os professores e alunos possuem uma bela estrutura e ferramentas didático-profissionais que possibilitam um melhor ensino-aprendizagem dos alunos, pois além dos materiais convencionais possui ferramentas tecnológicas para ensino de ciências, matemática, artes e engenharia” afirma o professor.

 

Com o Itinerário formativo de Ciências da Natureza, os alunos da 2° série desenvolvem as atividades voltadas a corpos celestes e galáxias de forma ativa e colaborativa. Já com os alunos do Ensino Médio regular, o docente utiliza das metodologias ativas na disciplina de Oficinas Tecnológicas com o uso da ferramenta do Labdisc.

 

Os alunos realizam experimentos voltados a pressão atmosférica, percebendo a influência da mesma no mundo cotidiano e estabelecendo relações com os fenômenos do dia a dia, unificando assim a teoria com a prática. Com o uso da tecnologia e das metodologias ativas no ensino de Ciências os alunos desenvolveram melhor as habilidades e competências da Física, Matemática e na área computacional.

 

“Como escola de referência e de educação tecnológica, a SESI Escola incentiva o uso de novas práticas docentes no ensino de ciências, e nos últimos tempos com novas metodologias que aprendemos com o PED Brasil”, acrescenta Leonardo.

 

Programa PED Brasil

 

O Programa PED Brasil é um curso de pós-graduação lato sensu em ensino de matemática ou ciências naturais (STEM) para docentes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

 

“O curso é oferecido por instituições de ensino superior em parceria com secretarias de educação municipais e estaduais de diferentes regiões brasileiras”, explica a gerente executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina.

 

O programa é uma iniciativa do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, localizado na Stanford Graduate School of Education, e é desenvolvido em parceria com o Instituto Canoa.