Programa de capacitação executado pelo SENAI-RN é apresentado no maior evento de energia eólica da América Latina

21/10/2022   16h44

Jonathas Colombo, da Vestas, Amora Vieira, do SENAI-RN (no centro), e Maira Zanduzzo, da EDP Renewables: Programa quer impulsionar qualificação e emprego em zonas rurais

A assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira, apresentou nesta quinta-feira (20), em São Paulo, detalhes do Keep it Local, programa de capacitação que  está executando no Rio Grande do Norte em conjunto com a EDP Renewables e a Vestas.

A iniciativa, cujo objetivo é impulsionar a qualificação profissional e, por consequência, o acesso ao emprego em parques eólicos instalados em zonas rurais, foi o ponto central do painel “Capacitação e Desenvolvimento Socioeconômico das comunidades no entorno dos projetos eólicos”, realizado como parte da programação do Brazil WindPower – principal evento do setor de energia eólica do Brasil e da América Latina.

Amora dividiu o palco com Jonathas Colombo, Head de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Vestas, e com Maira Zanduzzo, Head de Ambiental e Social na EDP Renewables.

Em meio a slides com fotos de homens e mulheres com a mão na massa, em aulas teóricas e práticas dentro de uma das salas de aulas sobre quatro rodas do SENAI-RN – a unidade móvel de eletroeletrônica – ela explicou que objetivo é a qualificação profissional em energia eólica, atividade em que o Rio Grande do Norte é destaque nacional, como líder em geração de energia.

Curso é oferecido de forma gratuita no município potiguar de Caiçara do Rio do Vento e começou no início de outubro: Imagens exibidas durante a apresentação mostram homens e mulheres aprendendo teoria e prática

O curso é oferecido de forma gratuita no município potiguar de Caiçara do Rio do Vento e começou no início de outubro. “As empresas apresentaram o desenvolvimento conjunto desse programa de capacitação como uma aliança estratégica que gera frutos para a sociedade e o SENAI surge nesse contexto como a instituição que está trazendo a solução que estavam buscando”, diz Amora Vieira. “Essa é uma grande responsabilidade. O que a gente planta em cada pessoa que está fazendo o curso com a gente, no que ela quer para frente, no que ela quer para o futuro”, acrescentou, durante a apresentação.

A previsão é que as aulas sejam concluídas no final do ano. “E nós estamos agindo para mudar a realidade daquela região, nem que seja para essas pessoas que estão ali fazendo parte dessa iniciativa”.

Amora também detalhou que a construção do conhecimento e de novas perspectivas para o público envolvem vários recursos, que vão além do conteúdo do curso. “Poucas pessoas têm a oportunidade de assistir a um evento como esse, e nós conseguimos proporcionar isso. Também agregamos outros valores, como a Estante Virtual, que é uma base virtual de dados com livros, e o Contrate-me, plataforma de empregos do SENAI onde o aluno e a aluna podem se cadastrar e as empresas podem acessar esses cadastros, ou seja, eles e elas também têm a possibilidade de conseguir um emprego por meio dessa ferramenta”.

O SENAI, descreve a assessora, é o elo da indústria de energia para potencializar as entregas relacionadas à qualificação, mas não só isso. “Porque nós não entregamos somente qualificação. Nós atuamos além do que é o curso. Atuamos no desenvolvimento humano”.

“Além de oferecer conhecimento técnico à população envolvida nas atividades que desenvolvemos, nós estamos despertando a visão dessa comunidade para que perceba o movimento que está acontecendo na região. Estamos orientando sobre elaboração de currículos, sobre como as redes sociais são importantes nesse contexto, estamos incentivando para que pensem fora da caixa, para que percebam que são capazes e tenham mais e melhores chances no mercado de trabalho”, acrescenta.

O painel foi assistido, in loco, pelo diretor do SENAI-RN, do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, pela coordenadora de educação do Hub de Inovação e Tecnologias (HIT) do SENAI-RN – complexo sediado em Natal que engloba o CTGAS-ER, Rubia Lahm, pela supervisora pedagógica do SENAI-RN, Patrícia Mello, pelo coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros, além de Ranieri Rodrigues e Leonardo Oliveira, integrantes da equipe de energia eólica do Instituto.

SOBRE O BRAZIL WINDPOWER

O Brazil WindPower foi realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, em São Paulo, com parte da programação também transmitida online – e acessível a alunos/as e ex-alunos/as do CTGAS-ER de forma gratuita.

Dois congressos principais, com conversas, debates e apresentações de participantes do Brasil e do exterior foram realizados. O tema principal nesta edição foi “Setor eólico em expansão e aliado a novas tecnologias: o caminho para um futuro net zero”.

Os conteúdos foram divididos em quatro grandes tópicos: ‘Transição energética justa’, ‘Expansão e desafios’, ‘Expansão e futuro’ e ‘Eólicas Offshore’.

O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEolica), em conjunto com o Global Wind Energy Council (GWEC), o Grupo CanalEnergia e a Informa Markets.