Programa de Compliance reúne colaboradores e fornecedores para abordar políticas internas

1/03/2023   17h47

Com o objetivo de debater o Código de Ética e Conduta e demais políticas internas voltadas aos fornecedores, o Programa Corporativo de Compliance da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) promoveu, nesta quarta-feira (1), um diálogo sobre Integridade do Sistema FIERN. O evento contou com a presença de consultores do SENAI de Santa Catarina.

Foram dois encontros durante o dia: um com fornecedores e outro com colaboradores da FIERN indicados pelas gerências. A gerente de Compliance da Federação, Gabriella Rebouças, destacou a importância dessas reuniões. “Foi uma forma deles terem um olhar crítico, de fora, de um processo que está na rotina deles. É ver isso com o olhar do compliance”, declarou.

Com relação aos fornecedores, ela comentou a necessidade do compromisso no relacionamento e do cumprimento de contrato firmado, de entrega de produtos e fornecimento de serviços ao Sistema FIERN. “É treinar e capacitar para entender que tipos de normas e conformidades precisam seguir conforme o código de ética da Federação”, afirmou.

Para Fausto Cavalcanti, que tem uma empresa que presta serviços no setor de higiene, limpeza e descartáveis, encontros como esse de hoje “aproximam o empresário e dá mais transparência a relação entre empresas e o Sistema FIERN”. Ele destacou a importância do convite para participar do encontro. “Isso nos abre mais portas e conhecimentos para atender as necessidades do Sistema”, disse.

Quanto aos colaboradores, a ideia é que eles tenham a percepção do trabalho feito pelo compliance e possam disseminar as práticas dentro de suas áreas de atuação no Sistema. “Mostramos o que é, quais os pilares, vantagens, impacto e falamos da Lei anticorrupção além da responsabilidade objetiva”, elencou a gerente do Compliance da FIERN.

Ainda de acordo com ela, casos e situações corriqueiras de rotina foram mostrados. “A ideia e mostrar rotinas e processos que têm impacto e geram riscos que podem macular a reputação e credibilidade do Sistema, de modo a trabalhar preventivamente para que não aconteçam ”, alertou.

Lotada na Unidade Financeira, Éveni Mayara Mafra considera de grande relevância a reunião administrada em relação ao compliance. “É de grande importância esse olhar analítico dentro de cada área de atuação com esse objetivo de prevenir, detectar e remediar os possíveis riscos que a instituição venha ter que gerir, visando sempre estar em conformidade com as normas e lei instituídas. Entender a importância desse processo em toda cadeia faz a diferença para uma empresa íntegra e de credibilidade”, declarou.

A gerente do programa informou que a evolução de colaboradores e fornecedores será mapeada com objetivo de acompanhar o desenvolvimento do que foi debatido nos encontros. “Não consigo enxergar mais o Sistema FIERN, nem empresas, nem a sociedade sem o compliance estar inserido nisso. É preciso seguir normas, condutas, além da preocupação com ética e moral”, concluiu.