Programa de Compliance do Sistema FIERN apresenta avanço de maturidade da integridade

3/03/2023   14h36

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, recebeu a gestora do Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN, Gabriella Rebouças, e os consultores do SENAI-SC André Teixeira e Ronaldo Rohloff, nessa quinta-feira (2). No encontro, a gestora do Compliance e os consultores apresentaram o crescimento de 250% no índice de maturidade do programa de integridade do Sistema Indústria potiguar.

Em um diagnóstico inicial, em março de 2022, o Programa de Compliance da FIERN apresentou uma taxa de 37% de maturidade. Com aplicação das iniciativas indicadas como necessárias para o programa, a maturidade avançou para 81% em julho de 2022. Na avaliação final, que ocorreu na última quarta-feira (1º), a maturidade do programa de integridade da FIERN chegou aos 94%.

A avaliação do programa foi desenvolvida pela consultoria do SENAI-SC com base no Edital da Empresa Pró-Ética, iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) por meio dos Editais de 2021/2022 e 2023/2024.

“Os principais benefícios e vantagens do compliance são garantir uma melhor reputação e credibilidade no mercado, reter novos talentos, aumentar a produtividade e reduzir despesas e gerenciar riscos. Tudo isso dentro dos três pilares do programa de integridade, que são prevenir, detectar e remediar”, explica Gabriella Rebouças.

O consultor Ronaldo Rohloff comenta que o SENAI-SC já auxiliou 12 departamentos regionais e, ao longo dos ciclos da consultoria, o programa da FIERN tornou-se referência. “Esse trabalho surgiu como uma demanda da sociedade e compulsoriedade do Departamento Nacional do SENAI. O resultado é mérito de muitas partes, principalmente das diretorias e da equipe do Programa de Compliance da FIERN, que tornou-se referência em desenvolvimento e efetividade de programa de integridade dentro do Sistema Indústria”, destacou.

Programa de Compliance

Formada por pessoas, sistemas e processos, a Gestão do Programa Corporativo de Compliance estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade.

Esta é a área responsável por verificar se todos os setores do Sistema FIERN estão trabalhando de acordo com normas internas e as leis e regulamentos externos, de forma a evitar situações que possam enfraquecer a Entidade no mercado e abalar sua credibilidade. Para isso, o Programa estabelece a imagem que a empresa quer passar e seu comprometimento em buscar soluções antes que o problema apareça.

Nos últimos anos, os Programas passaram a representar uma vantagem competitiva relevante. A iniciativa estimula a atração de investidores e investimentos; atua na identificação de riscos e prevenção de problemas; atribui ganho de credibilidade; melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos; aumento da governança; consolidação de uma cultura organizacional; maior sustentabilidade; além da correção efetiva de inconformidades.