Programa de Compliance do Sistema FIERN debate assédio e política de brindes com colaboradores

22/11/2022   18h56

 

O Programa Corporativo de Compliance do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) promoveu, nesta terça-feira (22), um encontro com colaboradores das equipes do MAIS RN, Unidade de Mercado, Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPOG), e as equipes dos serviços de Saúde e Segurança na Indústria (SSI) do SESI-RN para tratar de temas como assédio moral, eleitoral e a política de brindes, presentes e hospitalidades.

 

A gestora do Programa, Gabriella Rebouças, disse que as temáticas a respeito do assédio (moral e eleitoral) foram abordadas tendo como base as cartilhas divulgadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Superior do Trabalho (TST) “A ideia é fazer um trabalho em cada área e setor do Sistema FIERN”, comentou.

 

Ela explica que os documentos tratam conceitos, tipos, e o que é o assédio, além de condutas que configuram e não configuram esse tipo de abordagem. “É um tema que a discussão deve ser contínua e trazendo exemplos práticos para disseminar ainda mais as informações e que as pessoas conheçam melhor o assunto, fomentando o conhecimento”, disse.

 

Rebouças ressaltou que com um trabalho feito assim serve para atrair e aumentar a confiança nos setores e órgãos internos além de tirar dúvidas, provocar questionamentos e as pessoas se sentirem à vontade para oferecer denúncias.

 

 

Com relação à política de brindes e hospitalidade, a gestora disse que esse assunto surgiu nesse fim de ano, em razão das datas comemorativas. “Em 2021, fizemos uma tratativa sobre o tema e publicamos esse ano um cartaz e artigo na intranet de como o compliance normatiza essa situação”, informou. “Algumas pessoas têm dúvida do que pode fazer, do que pode oferecer, ou receber”, completou.

 

Ela destacou a participação das equipes durante a reunião. “Foi muito importante dialogar sobre esses temas. Momentos estes que pudemos tratar dúvidas, ouvir questionamentos e prestar algumas consultas”, concluiu.

 

Em caso de dúvida ou para denunciar qualquer atividade que pareça violar os valores ou as políticas das entidades do Sistema FIERN, é só acessar o site www.fiern.org.br/compliance ou entre em contato pelo e-mail ouvidoria@fiern.org.br, além do telefone (084) 3234.7842 e ramal 6366.