Programa de Compliance do Sistema FIERN faz treinamento sobre Fiscalização Contínua do TCU

20/04/2023   12h31

O Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN realizou o treinamento “Fiscalização Contínua – TCU”, inserido em um cronograma de capacitação sobre as regras do Tribunal de Contas da União para melhorias nos procedimentos operacionais. O treinamento foi ministrado pela gestora do Programa Corporativo de Compliance do Sistema FIERN, Gabriella de Melo Souza Rodrigues Rebouças Barros. “Nosso objetivo é envolver e comprometer os colaboradores com as práticas e os conceitos do compliance”, diz a gestora.

 

O treinamento se destinou aos técnicos do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e das Unidades Operacionais que trabalham com o setor de compras.

 

“Abordei o contexto, o que é o SESI e o SENAI, o porquê da jurisdição do TCU, porque nós prestamos conta, quais são os recursos que subsidiam a manutenção dos serviços sociais autônomos, principalmente da indústria, vinculados ao Sistema Indústria”, acrescenta Gabriela.

 

A gestão do Programa Corporativo de Compliance estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade. “Abordei também sobre o que é a prestação de contas, o que é o Portal da Transparência, quais as regras de negócios”, enfatiza.

 

Além deste, o cronograma inclui mais dois módulos de treinamento que irão tratar dos temas ‘Operacionalização do Dynamics’, alimentação correta do sistema operacional; e ‘Novas regras do regulamento de licitações SESI e SENAI’. Estes serão em parceria com outras unidades do Sistema FIERN.

 

O treinamento ‘Fiscalização Contínua – TCU’ aconteceu na quarta-feira, 19, das 14 às 17 horas, na Sala de Treinamento do CTGAS-ER, em Natal.