Programa de Pós-graduação Indústria 4.0 forma profissionais capacitados para inovação e desenvolvimento tecnológico

18/04/2023   10h40

Quinze profissionais de empresas industriais e oito especialistas em Tecnologia da Informação concluíram o curso do Programa de Pós-graduação Indústria 4.0. A solenidade de encerramento foi no sábado (15), na sede do Instituto Metrópole Digital. O programa — desenvolvido com suporte da UPE, SUDENE, IMD e FIERN/COINCITEC — teve a participação das empresas Guararapes, Dois A Engenharia, Grupo 3 Corações, BQMIL, Água Mineral Cristalina, PRODUMAR e Coco & Cia.

 

 

Os especialistas formados na pós-graduação atuaram de modo integrado no desenvolvimento de tecnologias de análise, tratamento de dados, inteligência artificial, internet das coisas e outras tecnologias inovadoras. Além de aprimoramentos tecnológicos e digitais, o curso proporcionou também resultados referentes à contratação de especialistas em TI nas empresas do Rio Grande do Norte.

 

Os empresários e gestores destas empresas acreditaram no projeto, se comprometendo na construção e aplicação das tecnologias, repercutindo em investimentos financeiros de valores expressivos para assegurar êxitos nos processos industriais inteligentes e conectados desenvolvidos durante o curso.

 

 

A SUDENE apoiou com a proposição metodológica e de financiamento por intermédio de bolsas de estudos, que resultaram em práticas vivenciadas com residência tecnológica, permitindo que os conteúdos teóricos fossem aplicados diretamente nos processos industriais.

 

 

Segundo o diretor da FIERN e presidente da Comissão de Inovação Ciência e Tecnologia da Federação (COINCITEC), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, “os resultados do programa Indústria 4.0 são fantásticos, pela oportunidade de pós graduar grandes especialistas, bem como, aplicar projetos inovadores, pensado em conjunto com as indústrias que fizeram parte dessa primeira turma”.

Ele acrescentou que “a participação da COINCITEC foi fundamental na mobilização das empresas participantes e está evidenciado o quanto é necessário conectar as indústrias às instituições de ensino, visando projetos tecnológicos e ganhos em produtividades e aumento de competitividade”. “A maior felicidade foi saber que a SUDENE deve continuar com o fomento e a formação de uma rede após a conclusão dessa primeira turma”, disse.

 

 

O diretor do MAIS RN e presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento e Argamassa do Estado do Rio Grande do Norte (SINECIM/RN), Marcelo Rosado, aponta que a participação da sua empresa, a BQMIL no programa Indústria 4.0 NE, por intermédio da COINCITEC, representa um divisor de fronteiras. “Certamente esse desafio nos possibilita garantirmos e acelerarmos uma transição inadiável para nossa própria sobrevivência como empresa inovadora. A BQMIL se compromete em permanecer participando do programa de evolução por perceber a resposta positiva às nossas demandas de superação”, afirmou.

 

O evento de encerramento do programa foi coordenado pelos professores Heitor Medeiros do Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN, e Heleno Bispo, diretor executivo do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA) da UFCG. Contou também com presenças de representantes do Grupo 3 Corações, Jorge, e da PRODUMAR, com Rayane França.

 

 

A secretária executiva da COINCITEC, cita Susie Macedo, citou que “esse programa de Pós-graduação, com a participação de empresas industriais do Estado, fortalece a iniciativa rumo à inovação da atividade produtiva potiguar e representa um avanço tecnológico expressivo, além de um crescimento profissional diferenciado para aumento da competitividade das indústrias”.