Projeção para inflação volta a crescer, mostra plataforma do Observatório MAIS RN atualizada com Relatório Focus

15/05/2023   10h53

 

O mercado financeiro voltou a elevar a expectativa de inflação, após queda na última semana, como mostra a plataforma ‘Observatório MAIS RN e Relatório Focus’, atualizada nesta segunda-feira (15). A nova edição do boletim Focus, do Banco Central (BC), aponta alta na expectativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), chegando a 6,03%.

 

O IPCA é o índice de referência para o sistema de metas para a inflação e mede o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias em 13 áreas geográficas do Brasil.

 

Também é destaque no Focus, a alta na projeção do Produto Interno Bruto (PIB), que soma todos os bens e serviços finais produzidos no país ao longo do ano. A plataforma do Observatório MAIS RN mostra que a expectativa do mercado chegou a 1,02% de crescimento ao ano.

 

Outros números que a plataforma mostra são o câmbio do Dólar Americano com o Real, que segue estável em 5,20 para 1, e a taxa Selic, que permanece em 12,50% ao ano. A Selic é a taxa básica de juros da economia, e principal instrumento de política monetária utilizada pelo BC para controlar a inflação.

 

A plataforma ‘Observatório MAIS RN e Relatório Focus’ é atualizada semanalmente com números do Boletim Focus, que mostra a expectativa de 140 instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Sempre que essa divulgação é feita pelo Banco Central, o Observatório da Indústria MAIS RN atualiza a plataforma, com um formato que assegura a compreensão e a agilidade da leitura.

 

Confira os números detalhados do Focus na plataforma de Business Intelligence (BI) do Observatório Mais RN: bit.ly/44KafxR