Projeto para criação de painel digital e Hub de Inovação e Tecnologia são apresentados em reunião da Comissão de Energias Renováveis da FIERN

25/06/2021   17h48

 

Iniciativas importantes para a indústria de energias renováveis no Rio Grande do Norte, capitaneadas pelo Sistema FIERN – como o Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) e a criação de um painel digital para o setor, por meio do MAIS RN – foram abordadas durante a reunião da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da FIERN. O encontro foi realizado, nesta sexta-feira (25), de forma remota.

 

O presidente da COERE, Sérgio Freire, ressaltou a excelência em infraestrutura e projetos de inovação, tecnologia e pesquisa do Sistema FIERN voltados ao setor de energias renováveis no estado, por meio do SENAI com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), e do MAIS RN.

 

“Este é um setor fundamental, que reúne diversos segmentos e vertentes, cuja importância está ainda mais evidenciada frente à crise hídrica, por ser limpa e autossustentável. O Rio Grande do Norte é protagonista e rico em energias eólica e solar e conta com o apoio da FIERN, que vem realizando vários projetos importantes, dando suporte e capacitação de pessoal, desenvolvendo conhecimento e tecnologia”, disse Sério Freire.

 

Ficou a cargo do diretor executivo do CTGAS-ER e ISI-ER, Rodrigo Mello, a apresentação do Hub de Inovação e Tecnologia. O HIT engloba o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) referência da rede SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica e solar, inaugurado no último dia 15.

Além de um Habitat de Inovação para empresas de grande porte, uma incubadora de startups, Espaço Coworking e Centro de Eventos. E prevê a criação da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), que aguarda autorização do Ministério da Educação, com cursos de graduação e pós-graduação.

 

O gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, apresentou o projeto para criação do Mapa das Energias Renováveis, uma plataforma digital que traz o panorama nacional e do RN atualizados, com dados sistematizados sobre o número de parques, projetos em andamento, potência instalada, notas técnicas, entre outros.