Público lota Catedral Metropolitana para assistir ao Concerto de Páscoa da SESI Big Band

14/04/2023   16h16

Foto: Brunno Martins

Os bancos da Catedral Metropolitana estavam cheios de olhinhos ansiosos, mas dessa vez o público não aguardava uma celebração religiosa e sim o Concerto de Páscoa da SESI Big Band. Mais de 1.200 pessoas acompanharam a apresentação da orquestra do Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte, entidade do Sistema FIERN, que teve como mote o tempo pascal com um repertório que foi do gospel ao erudito.

A apresentação teve início com participação do coral Canto Paramirins, de Parnamirim (RN). Em seguida, representando o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, o diretor 1° tesoureiro da Federação, Roberto Serquiz, recepcionou o público.

Foto: Brunno Martins

“A SESI Big Band é hoje um símbolo dentro do Sistema FIERN e nada melhor do que trazer, após a Semana Santa, um concerto que simboliza esse momento de Páscoa e da ressurreição de Jesus. O evento faz parte ainda dos eventos que celebram os 70 anos da Federação e dos 10 anos de existência da Big Band”, disse Serquiz, presidente eleito da FIERN para o mandato que tem início em outubro.

O diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, também prestigiou o evento e elogiou a iniciativa do Sistema FIERN, por meio do SESI, em promover um espetáculo cultural de excelência aberto a toda população de Natal. Ele lembrou que outros eventos como este serão realizados ao longo do ano, dentro das comemorações dos 70 anos da Federação.

Com regência e direção do maestro português Eugénio Graça, para esta apresentação, a SESI Big Band contou com a participação dos cantores líricos Alzeny Nelo, Ariadne Mendes, César Leonardo e José Fernandez.

O repertório do concerto foi de Mozart a Beethoven, passando também por “Aleluia” de Handel e “Nossa Senhora me dê a mão”, de Roberto Carlos. O público também foi convidado a participar da apresentação. Durante a execução de “Amazing Grace”, umas das canções mais gravadas de todos os tempos, crianças da plateia foram ao piano para, com instruções do maestro, aprenderam em 30 segundos como tocar um trecho da música.

Um dos pontos altos da noite foi a apresentação da apoteótica “O fortuna” da obra Carmina Burana, quando os quatro solistas convidados uniram vozes e emocionaram o público. No meio da canção, a SESI Big Band surpreendeu a todos com um arranjo jazzístico recheado de metais e swing. O fim da apresentação foi com o clássico gospel “Oh Happy Day”, com Ariadne Mendes na voz principal acompanhada pelo coral Canto Paramirins.

Foto: Brunno Martins

Para a eletrotécnica Vileda Chaves, a apresentação superou todas as suas expectativas. “Já participei de canto coral, então para mim foi uma noite de muitas lembranças. Foi uma apresentação maravilhosa, divina. Não tenho palavras para descrever”, disse.

Já o publicitário Luciano Sabino aponta a relevância da apresentação para formação de público. “Esse tipo de concerto é muito importante para a cidade, para democratização do acesso a esse tipo de música que muitas vezes fica restrita a ambientes acadêmicos”, afirmou.

O Concerto de Páscoa integrou uma série de concertos da SESI Big Band, que em 2023 irá circular por diferentes espaços da cidade, com o intuito de descentralizar e popularizar o acesso à música. E fazem parte da programação comemorativa dos 70 anos da FIERN. A próxima apresentação, totalmente gratuita, já tem data para acontecer, será no dia 26 de maio.