Raimundo Nonato: “Olimpíada mundial de profissões em Kazan amplia perspectivas e vivência”

28/08/2019   11h12

Brasil na WorldSkills 2019. Primeiro dia de competição. Instalação Hidráulica e Aquecimento #15.
Kazan, Russia 21.08.2019 – Foto: José Paulo Lacerda

 

Uma experiência que ampliou perspectivas, proporcionou aprendizado e acumulou vivência importante para a trajetória profissional. Assim Raimundo Nonato Luiz Farias sintetizou os cinco dias durante os quais esteve em Kazan, cidade da Rússia, para participar da 45º WorldSkills Competition. Ele integrou a delegação brasileira que foi formada por 63 jovens que se destacaram olimpíada mundial de profissões técnicas. A delegação do Brasil ficou em terceiro lugar na classificação entre os países com representação na competição. Raimundo Nonato é aluno do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER).

 

“Estou muito feliz por ter participado desta WorldSkills”, disse Raimundo Nonato, na última terça-feira, quando houve a entrega das premiações em kazan. “Foi uma experiência muito importante. Adquiri amplos conhecimentos na área em que competi e sobre outras culturas”, destacou.

 

Raimundo Nonato afirmou também que no período de competição passou por uma vivência que levará para sua atuação profissional “Esse aprendizado de ter participado de uma competição internacional jamais vou esquecer. Foi algo de muito importância que vai agregar na minha vida daqui para frente. Tenho certeza de que valeu todo o esforço para chegar nesta olimpíada. Tudo valeu muito a pena. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que estavam torcendo por mim”, afirmou, logo depois de receber o certificado de excelência internacional em áreas estratégicas para a indústria do futuro.

 

Raimundo Nonato competiu, no torneio na Rússia, na ocupação Instalações Hidráulicas e a Gás. A cerimônia de entrega de medalhas e encerramento foi na terça-feira (27), na Arena Kazan, o mesmo estádio que sediou jogos da Copa do Mundo da Rússia. Nesta edição, 1.354 jovens de 63 países participaram do torneio.

 

Para ser o representante do país na WorldSkills, o aluno do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER) Raimundo Nonato, de 20 anos, superou uma maratona de estudo e treinos. Primeiro, participou da etapa escolar da competição, onde se classificou para a nacional, realizada em Aracaju (SE), em agosto de 2018. Os dois primeiros colocados da etapa nacional passaram por uma nova avaliação, feita em dezembro, em Brasília, na qual, mais uma vez, o aluno do CTGAS-ER garantiu o primeiro lugar e, consequentemente, a vaga na delegação Brasileira da WorldSkills 2019. E, desde janeiro desse ano, mudou-se para Brasília para o treinamento intensivo no Departamento Nacional do SENAI.

 

A WorldSkills é o maior torneio de educação profissional do planeta. A cada dois anos, jovens de até 22 anos disputam medalhas de ouro, prata e bronze em um país diferente. Cada ocupação tem provas específicas, nas quais os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas e realizar provas em padrões internacionais de qualidade.

 

Após quatro dias de provas em 56 modalidades que reproduziram o dia a dia do mercado de trabalho, os brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro, cinco de prata, seis de bronze, assim como 28 certificados de excelência, em áreas estratégicas para a indústria do futuro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que é a instituição brasileira oficial na competição, treinou 56 jovens e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi responsável por outros sete.