Rede de Observatórios debate a produção de conhecimento para a indústria

19/04/2023   12h39

Otimizar a produção de conhecimento e inteligência em prol da indústria: é com essa meta que a 1ª Reunião da Rede de Observatórios do Sistema Indústria encerrou a programação de atividades realizadas na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF).

O encontro reuniu representantes das federações da indústria de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia, além de representantes do Observatório Sistema Fiep (Paraná), do Observatório da Indústria do Sistema FIEC (Ceará) e do Observatório da FIESC (Santa Catarina).

O encontro, realizado na última segunda-feira (17/4), foi uma oportunidade para os participantes conhecerem a estrutura de governança da Rede de Observatórios. Segundo a coordenadora da Rede, Ellen Felizari, serviu também para promover conexões entre equipes de diferentes estados.

“O evento foi muito rico e ampliou a troca de conhecimento entre os observatórios. Nosso encontro fortalece e contribui com o propósito de levar inteligência e ajudar na competitividade industrial, o que é nosso maior objetivo”, avalia.

O gerente-executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra, acredita que este foi um passo fundamental para consolidar a rede de observatórios no Sistema Indústria.

“Temos um potencial gigantesco para nos tornamos uma rede forte de produção de conhecimento, a fim de complementar as estratégias em prol da indústria, 100% focada nos desafios da indústria brasileira”, afirma.

Informações estratégicas

A Rede de Observatórios do Sistema Indústria conecta o trabalho de inteligência prospectiva e coletiva sobre a indústria brasileira realizado por observatórios em todo o país. Atualmente, 19 ambientes de inteligência coletiva compõem a rede, em suas diversas etapas de implementação e maturidade (imagem abaixo).