Rede MESol lança vídeo – Campanha valoriza mulheres que atuam na área de energias renováveis

10/12/2020   19h30

 

A Rede de Mulheres na Energia Solar (Rede MESol) lançou hoje o vídeo da campanha que iniciou nas redes sociais intitulada “Mulheres de Energia”. O material produzido com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH, e seus parceiros Ministério de Minas e Energia (MME) e Ministério da Educação (MEC) faz parte das atividades do projeto Sistemas de Energia do Futuro, que tem como uma de suas linhas de atuação a capacitação profissional na área de energias renováveis e eficiência energética, por meio da iniciativa Profissionais para Energias do Futuro.

 

 

A campanha conta com depoimentos de alunas do ensino médio, um vídeo produzido especialmente para esta campanha apresenta profissionais de diversas áreas que atuam em diferentes centros de pesquisa e ensino e empresas de energia solar fotovoltaica do Brasil: Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica-UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), SENAI-RN, SESI, Ideal Estudos e Soluções Solares (IESS) e Conexão Solar.

 

REDE MESOL

 

A Rede MESol é um grupo de mulheres com formação científica e técnica que pesquisam, ensinam e trabalham com aplicações da conversão da energia solar. O grupo se reuniu em torno do diagnóstico compartilhado sobre a desigualdade de gênero no setor energético, com o objetivo de conectar, apoiar e inspirar mulheres para atuarem ativamente no processo brasileiro de diversificação e transição energética. Desde a sua criação em 2019, após a realização do I Encontro de Mulheres na Energia Solar, a Rede MESol tem realizado e participado de diversas atividades trazendo a pauta da igualdade de gênero para a mesa, sensibilizando agentes do setor sobre a importância de debater o tema, e também conectando as mulheres que atuam no setor.

 

DEUTSCHE GESELLSCHAFT FÜR INTERNATIONALE ZUSAMMENARBEIT (GIZ) GMBH

 

Como empresa federal de utilidade pública, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH apoia o Governo Federal da Alemanha em seus objetivos na área de cooperação internacional. O Brasil e a Alemanha, juntos, enfrentam os desafios globais como a preservação da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas. No Brasil, a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável atua, principalmente, em duas áreas temáticas: proteção e uso sustentável das florestas tropicais, assim como energias renováveis e eficiência energética.

 

ENERGIF

 

Programa criado em 2016 e oficializado em 2020 que visa apoiar as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a implementarem novos cursos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, bem como a avançar em termos de gestão de energia de seus campi.

 

Para acompanhar a campanha basta acessar as redes sociais da Rede MESol, no Facebook e Instagram.

https://www.instagram.com/p/CIlF6ANDuXT/?igshid=13x9m4g2b4bb8

 

Jô Lopes – Unicom FIERN